Quem foi Charles Darwin?

Pai da Teoria da Evolução das Espécies, Charles Darwin foi um naturalista inglês, considerado uma das figuras mais importantes acerca do evolucionismo e origem da vida.

0

Charles Darwin, naturalista inglês, formulou a Teoria da Evolução das Espécies, anteviu os mecanismos genéticos e fundou a biologia moderna. Autor do clássico A Origem das Espécies, foi uma das figuras mais importantes sobre o evolucionismo e origem da vida.

A obra foi de imensa contribuição para o entendimento da evolução humana e, até os dias atuais, é considerada um dos livros acadêmicos de maior influência na história.

Quem foi Charles Darwin?

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsburv, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. De família abastada, tradicional e religiosa, desde muito cedo já demonstrava interesse pela natureza e por todos os fenômenos que nela ocorriam.

Aos 16 anos, após concluir o curso secundário em sua cidade natal, ingressou na Universidade de Edimburgo, para estudar medicina. Tinha grande interesse pela disciplina História Natural e fazia coleção de pedras, conchas, moedas, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros.

Em 1828, deixou a medicina e começou uma carreira eclesiástica. Partiu para Cambridge e se matriculou no Christ’s College. Após três anos, conclui o bacharel em Artes e continuou seus estudos para ser pastor da Igreja Anglicana.

Em Cambridge, conheceu e se tornou amigo do clérigo, geólogo e botânico John Stevens Henslow. Influenciado por ele, Darwin acompanhou o geólogo Adam Sedgwick em uma expedição geológica ao Norte do País de Gales. Aos 22 anos, embarcou em um veleiro de 27 metros, seguindo para o arquipélago de Cabo Verde.

Viajou pelo mundo inteiro e, após quatro anos e nove meses de viagem, desembarcou em Falmouth, Inglaterra. Em 1838, foi nomeado secretário da Geological Society, cargo que ocupou até 1841. Casou-se com sua prima, Emma Darwin, com quem teve 10 filhos.

Em 1842, devido à saúde debilitada, mudou-se para uma fazenda em Down. Depois de 17 anos, publicou A Origem das Espécies, explicando sua Teoria da Evolução. O livro teve a primeira edição esgotada em um dia.

Charles Darwin morreu em 19 abril de 1882, provavelmente em decorrência de um ataque cardíaco. Foi sepultado na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado de Isaac Newton.

Teoria da Evolução das Espécies

De acordo com a teoria de Darwin, através dos tempos, as formas de vida evoluem de forma lenta, mas continua. Esses fundamentos ficaram conhecidos posteriormente como darwinismo. De acordo com a teoria:

  • Os indivíduos, mesmo que sejam de uma mesma espécie, não são todos idênticos, mas apresentam variações de caracteres.
  • Muitas diferenças anatômicas e fisiológicas observadas entre os seres de uma população são transmitidas de uma geração para a outra.
  • Os indivíduos que têm características que contribuem para sua sobrevivência viverão até a idade de sua reprodução.
  • Quando se reproduzem, esses indivíduos têm grande chance de transmitir à sua prole as variações que favorecem a sobrevivência.
  • De tempos em tempos, um indivíduo sofre uma modificação aleatória no processo de formação do organismo. Se essa alteração acidental favorecer a sua sobrevivência, ele chegará à idade de reprodução com grande chance de transmiti-la a parte de sua prole.
  • A repetição do mecanismo de herança e adaptação ao ambiente no decorrer da várias gerações leva a mudanças graduais num grupo de indivíduos da espécie, até que esse grupo fica tão diferente do original que surge uma nova espécie.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.