Fósforo
O uso comercial mais importante de produtos químicos à base de fósforo é a produção de fertilizantes.
É, no entanto, um componente dos sais de fosfato e é comumente encontrado em rochas de fosfato inorgânico. Além disso, é um elemento essencial em todas as células vivas. Por exemplo, é parte integrante das estruturas de DNA, RNA, fosfoproteínas e fosfolipídios.
Quando purificados artificialmente, várias formas alotrópicas diferentes de fósforo podem ser obtidas. A forma conhecida como fósforo branco emite um brilho fraco após a exposição ao oxigênio. O alótropo conhecido como fósforo vermelho não se inflama espontaneamente e é muito menos perigoso.
Para que serve?
O uso comercial mais importante de produtos químicos à base de fósforo é a produção de fertilizantes. Além disso, compostos de fósforo são amplamente utilizados em explosivos, agentes nervosos, fósforos de fricção, fogos de artifício, pesticidas, creme dental e detergentes.
História
O fósforo foi descoberto pelo alquimista alemão Hennig Brand em 1669 através de uma preparação de urina, que naturalmente contém quantidades consideráveis de fosfatos dissolvidos do metabolismo.
Trabalhando em Hamburgo, Brand tentou destilar alguns sais evaporando a urina e, no processo, produziu um material branco que brilhava no escuro. Desde então, a fosforescência tem sido usada para descrever substâncias que brilham no escuro sem queimar.
O fósforo foi inicialmente comercializado para a indústria de fósforos no século XIX. O processo envolvia a destilação de vapores de fósforo a partir de fosfatos precipitados e aquecidos em uma retorta.
Os fosfatos precipitados eram feitos a partir de ossos moídos que foram desengordurados e tratados com ácidos fortes. Esse processo tornou-se obsoleto no final da década de 1890, quando o forno a arco elétrico foram adaptados para reduzir a rocha fosfática.
Os primeiros fósforos continham fósforo branco, que era perigoso devido à sua toxicidade. Assassinatos, suicídios e envenenamentos acidentais resultaram de seu uso. Além disso, a exposição aos vapores causava necrose dos ossos da mandíbula, conhecida como “mandíbula escamosa”.
Quando um processo seguro para a fabricação de fósforo vermelho foi descoberto, com sua inflamabilidade e toxicidade muito mais baixas, leis foram promulgadas exigindo sua adoção como uma alternativa mais segura para a fabricação de fósforos.
Características
Na tabela periódica, o fósforo está localizado no grupo 15 (antigo grupo 5A), entre o nitrogênio e o arsênio. Além disso, encontra-se no período 3, entre o silício e o enxofre. Quando preparado artificialmente, é obtido em várias formas alotrópicas, mais comumente branco, vermelho e preto.
Dados
Massa atômica – 30,973762(2) u
Configuração eletrônica – [Ne] 3s2 3p3
Elétrons – 2, 8, 5
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 317,3 K
Ponto de ebulição – 553,6 K
Entalpia de fusão – 0,657 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 12,129 kJ/mol
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.