Fui taxada na Shopee, e agora? Veja como pedir sua devolução!
Os encargos foram muito maiores do que o que você planejava? Então, você pode recusar o objeto e pedir seu dinheiro de volta.
É cada dia mais fácil e mais comum comprar objetos internacionais usando plataformas de e-commerce, como a Shein e a Shopee.
Os preços são atrativos, o frete é quase sempre grátis e quase ninguém é taxado. Ou, pelo menos, essa era a nossa realidade.
O Governo Federal alterou a taxação de produtos internacionais comprados pela internet. Isso impactou, principalmente, os consumidores de plataformas como as citadas acima, cujos produtos vêm da China, na maioria das vezes.
Atualmente, compras internacionais feitas pela internet cujo valor seja até US$ 50 (cerca de R$ 243,60) são isentas. A regra vale apenas para remessas entre pessoas físicas.
Até aí, tudo bem. Mas você sabe que pode ser muito fácil passar deste valor e sempre há o risco de ser taxada na fiscalização aduaneira.
Primeiro, como saber se fui taxada?
O prazo de entrega quase nunca é cumprido, mas se estiver demorando demais, é bom dar uma olhadinha no aplicativo.
O rastreamento das entregas, geralmente, avisa quando o pacote é taxado. Se aparecer o status “aguardando pagamento”, provavelmente aconteceu o que você mais temia.
Em alguns casos, os Correios também notificam por e-mail ou SMS. Mas, nessas situações, tenha muito cuidado para não ser vítima de possíveis golpes.
(Imagem: divulgação)
O pagamento pode ser feito diretamente no site dos Correios ou pelo app da Shopee (nesse caso, é só clicar no ícone $, ao lado das informações da encomenda e pagar o boleto gerado).
No site dos Correios você também consegue contestar a cobrança, se não concordar com ela. Ou, caso não queira pagá-la, pode recusar o objeto.
Certo, e de quanto é essa taxa mesmo?
Como dito, as compras de até US$ 50 não são taxadas. Acima desse valor, o imposto é de 60%, mas ainda há os tributos estaduais.
O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobra uma alíquota de 17% para compras online em lojas internacionais.
Não quero! Agora, como posso pedir meu reembolso?
Tudo é feito pelo site ou aplicativo e é bem rápido. Veja:
-
Selecione “A Caminho” em “Minhas Compras”;
-
Procure por “Pedido de Reembolso”;
-
Escolha os produtos para devolução;
-
Indique o motivo de devolução e reembolso;
-
Confirme.
É importante verificar a política de reembolso da Shopee e também guardar todos os documentos relacionados à taxação para facilitar o processo.
Sua solicitação será processada e, dentro de cinco dias, o aplicativo dará uma resposta por meio de uma notificação ou por e-mail.
Comentários estão fechados.