Gatos “amassando pãozinho”: entenda esse costume do seu pet!

Confira as explicações para esse comportamento típico dos felinos.

Não há como não dizer que os gatos são animais bem peculiares, com diversas manias e comportamentos que nós não entendemos. Um desses costumes é o hábito recorrente dos felinos se dedicarem a afofar as almofadas, num gesto semelhante ao amassar uma massa de pão.

Leia Mais: Por que os gatos nos encaram tanto?

Normalmente, os donos ficam curiosos com essa atitude e ficam se questionando a respeito da intenção por trás dela. No entanto, especialistas apontam que é totalmente normal que os gatos façam isso, não indicando nenhum distúrbio ou desvio comportamental. Assim, se você quer de fato entender o que está acontecendo com o seu gato ao vê-lo “amassando pãozinho”, continue lendo!

Lembranças Maternais

Algumas pesquisas científicas apontam para o fato de que esse hábito é uma espécie de memória afetiva da primeira infância, sobretudo de suas mães. Isso porque, quando eram filhotes, durante a mama, os gatos costumavam “afofar” a área ao redor da teta da mãe para extrair o leite.

Desta forma, alguns estudiosos entendem que o ato possa ser uma espécie de lembrança comportamental, desse momento tão importante de suas vidas. Muito fofo, não é?

Outras explicações

Porém, outros estudos vão apontar para uma memória mais antiga ainda, uma memória genética que retoma os instintos selvagens dos gatos. Segundo essas pesquisas, ao afofar os lugares, os gatos estão estimulando suas glândulas territorialistas, ou seja, demarcando seu território.

Ainda nesse sentido, há também estudos que apontam para uma ideia primitiva de um gato habitando a selva. Dentro dessa interpretação, o “amassar pãozinho” estaria sugerindo o ato de gatos primitivos que afofavam camas de folhas e galhos. Ou seja, a forma como os gatos estariam arrumando a sua toca, o seu lugar para dormir, demonstrando apreço pelo conforto.

Todavia, algo que todos os especialistas confirmam é que os gatos tem esse comportamento quando estão muito confortáveis e contentes. Isso indica que ao afofar o travesseiro, ele está relaxado, tranquilo e se sente seguro no lugar em que está. E que bom que eles se sentem assim em nossas companhias, não é mesmo?

Agora, certamente você olhará para esse hábito com outros olhos. Lembrando que, se sua curiosidade foi respondida, envie essa matéria para os amigos cuidadores de gatos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More