Gelo na Lua? NASA lança satélite para investigar polo sul lunar

Batizado de SmallSat, satélite assemelha-se a uma lanterna e fará jornada de três meses no espaço sideral.

A NASA lançou, no último domingo, 11, um novo satélite no espaço sideral. Batizado de SmallSat, o equipamento é do tamanho de uma pasta e viajará por três meses até chegar em seu objetivo: o polo sul da Lua, para procurar gelo em crateras escuras. De acordo com um texto publicado pela agência espacial, o SmallSat será guiado daqui da Terra. O trajeto do satélite irá para um pouco além da Lua e, depois, será lentamente puxado pela gravidade para uma órbita. Por lá, ele fará seu trabalho. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a possibilidade de haver gelo na lua.

Leia mais: NASA começará a investigar o lado obscuro da lua em 2025

Satélite pequeno, potencial enorme

Ainda conforme informações oficiais da NASA, o satélite não tem mais do que o tamanho de uma maleta de executivo. Entretanto, é um objeto de muita potência para os cientistas.

O SmallSat é equipado com um refletômetro cujos quatro lasers emitem luz infravermelha. Com seus comprimentos de onda, a agência espacial conseguirá medir se existe ou não gelo nesta parte da Lua. Detalhe: o polo sul lunar não vê luz do Sol há bilhões de anos!

Os lasers funcionam mais ou menos assim: se as ondas atingirem água ou gelo, serão absorvidas. Entretanto, se atingirem alguma rocha nua, poeira ou pedregulho, a luz será refletida de volta para o SmallSat.

Ou seja, quanto mais absorção de luz emitida, maior o indicativo de que pode haver gelo no local.

“Estamos, literalmente, levando uma lanterna para a Lua – lançando lasers nessas crateras escuras para procurar sinais definitivos de gelo de água cobrindo a camada superior do regolito lunar”, disse Barbara Cohen, pesquisadora principal projeto da NASA em Maryland.

“Estou animado para ver nossa missão contribuir para nossa compreensão científica de onde o gelo de água está na Lua e como ele chegou lá”.

Mas, espera… Tem gelo na Lua?

Sim! Em 2018, a NASA já havia chegado à conclusão de que existem depósitos de gelo nos dois polos da Lua.

Os blocos são distribuídos de forma irregular: no polo sul a água congelada se concentra mais em crateras, enquanto no polo norte, o gelo é mais vasto e espalhado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.