Golpe de empréstimo na Índia vem crescendo cada vez mais
Um golpe financeiro está acontecendo na Índia, e muitas pessoas iludidas com a promessa de dinheiro fácil estão caindo.
Um golpe financeiro está acontecendo na Índia, e muitas pessoas iludidas com a promessa de dinheiro fácil estão caindo. Tudo funciona através de aplicativos, onde você envia uma cópia de seu documento e recebe aprovação de crédito de forma rápida e muito fácil.
Leia também: Já foi vítima de golpe? Conheça as principais práticas criminosas no meio digital
Acontece que o dinheiro combinado é pago apenas parcialmente, e logo depois, os golpistas ameaçam as vítimas. Como foi o caso de Raj – nome fictício -, que baixou um destes aplicativos e pegou um empréstimo de US$ 110 para tentar resolver seus problemas financeiros.
Do valor combinado, ele recebeu apenas metade, e logo os golpistas passaram a cobrar três vezes mais que o valor recebido. Para fazer com que o homem pagasse, os criminosos passaram a ameaçá-lo, já que com o aplicativo, eles conseguiram ter acesso a todos os arquivos presentes no celular de Raj.
Entre as ameaças, os golpistas disseram que enviariam para todos os seus contatos fotos de sua esposa nua, o que o fez baixar outros aplicativos e solicitar mais empréstimos, resultando em uma dívida ainda maior, de US$ 6 mil. Raj chegou a solicitar crédito em 33 aplicativos diferentes.
Por medo, o homem não chegou a ir à polícia, e acabou vendendo todas as joias de sua esposa para quitar a “dívida” com os criminosos. E o pior é que ele ainda teme por sua segurança. “Acho que eles não vão me deixar em paz. Temo pela minha vida. Recebo ligações e mensagens ameaçadoras todos os dias”, conta.
Golpe é frequente no país
Este é um golpe muito comum na Índia, onde já foram encontrados mais de 600 aplicativos que oferecem empréstimos ilegalmente. O estado de Maharashtra é o que mais coleciona denúncias deste tipo de golpe: ao todo, já foram 572.
A falta de elegibilidade para empréstimos nos bancos tradicionais no país acaba tornando este golpe ainda mais forte, e ajuda a espalhá-lo. É o que diz Yashasvi Yadav, inspetor geral especial de polícia no departamento de crimes cibernéticos de Maharashtra.
A maioria dos aplicativos são de servidores da China, e alguns destes golpistas já foram identificados pela polícia.
Em conversa, um golpista relatou que é muito fácil fugir da detecção, pois eles utilizam documentos falsos para conseguir números de telefone, e só precisam de um laptop para dar o golpe. Ele ainda conta que os golpistas são treinados para encontrar pessoas vulneráveis e ingênuas.
No ano passado, o governo chegou a pedir ao Google que excluísse os aplicativos fraudulentos de sua loja. Contudo, os golpistas encontraram outro jeito de colecionar vítimas, desta vez, enviando mensagens de texto com o link do aplicativo.
O Banco Central apresentou ao governo uma proposta para conter este tipo de golpe, e a entidade disponibilizou uma estrutura para verificar esses aplicativos. Espera-se que o governo responda ao pedido ainda nas próximas semanas.
Comentários estão fechados.