Governo britânico anuncia plano para banir o tabagismo completamente; saiba como funciona
A proposta é do primeiro-ministro britânico, que quer reduzir a compra de cigarros no país, promovendo um futuro sem tabagismo.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, apresentou uma proposta ao Parlamento britânico que pode banir o consumo de cigarros.
O plano foi apresentado em 2022 e tem como principal objetivo combater os problemas de saúde provocados pelos cigarros na Inglaterra. “Não existe um nível seguro para fumar”, afirmou o primeiro-ministro. Basicamente, a proposta é determinar que a idade legal para fumar aumente em um ano a cada doze meses.
Desse modo, um adolescente de 14 anos jamais conseguiria comprar um cigarro no Reino Unido, exemplificou Sunak em uma conferência partidária, na qual apresentou o projeto de combate ao fumo.
No Reino Unido, as taxas de tabagismo estão em queda desde 1970, mas, mesmo assim, 5 milhões de pessoas são classificadas como fumantes.
Além disso, o número de jovens fumantes ainda é expressivo. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico, 1 em cada 9 jovens entre 18 e 24 anos fuma cigarro ou tabaco.
A nova proposta do governo britânico criaria uma das leis mais rígidas contra o fumo, assim impediria que novas pessoas fossem fumantes no futuro.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Combate ao cigarro protege a saúde dos jovens britânicos
“Se quisermos fazer o que é certo pelos nossos filhos, devemos, em primeiro lugar, tentar impedir que os adolescentes comecem a fumar”, defendeu Sunak na conferência.
Outra vantagem apontada pela proposta seria que a nova lei contra o vício em cigarro geraria uma economia aos cofres públicos, já que, de acordo com a agência de notícias Reuters, o serviço de saúde britânico gasta milhões de libras em tratamentos de doenças provocadas pelo fumo.
Além do cigarro e tabaco tradicionais, o governo britânico também quer agir rapidamente para impedir a disseminação dos vaporizadores entre os mais jovens, ainda segundo a Reuters.
Assim, ele estuda restringir sabores e regulamentar as embalagens e as descrições desses aparelhos.
Caso a proposta seja adotada, a ideia será organizar um plano para que o cigarro seja gradualmente eliminado até 2030.
Sobre a votação no Parlamento britânico, o primeiro-ministro informou que não vai influenciar a decisão dos políticos, mas que o voto é “uma questão de consciência”.
Comentários estão fechados.