Governo inaugura canal de denúncias para monitorar preços de combustíveis
A iniciativa é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao governo federal.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibilizou um novo canal de denúncias para combater os preços abusivos nos postos de combustíveis.
Com ele, os consumidores agora podem registrar reclamações por meio de um formulário online.
Veja também: Petrobras anuncia redução nos preços de diesel, gasolina e gás de cozinha
Essa iniciativa faz parte das medidas tomadas para garantir o cumprimento da decisão da Petrobras de reduzir os preços dos combustíveis vendidos às distribuidoras.
Apesar das reduções anunciadas, muitos consumidores relataram que os preços não foram repassados corretamente, havendo até casos em que os preços subiram temporariamente para, em seguida, retornarem aos valores anteriores, numa tentativa de fraudar a redução.
Mutirão do Preço Justo
Com o objetivo de verificar se os postos de abastecimento estão repassando as variações de preço de forma adequada ao consumidor final e se estão em conformidade com as normas vigentes, a Senacon coordenou o ‘Mutirão do Preço Justo’ em todo o país no último dia 24 de maio, com o apoio dos Procons estaduais.
Na oportunidade, foi realizado um monitoramento dos preços dos combustíveis nas cidades brasileiras.
Os dados coletados na ocasião foram compilados em um relatório que divulgado ao público na última terça-feira, 30 de maio, proporcionando maior transparência e informação sobre a prática de preços nos postos de combustíveis.
Essa ação teve como objetivo garantir a proteção e os direitos dos consumidores, fomentando um mercado mais justo e equilibrado.
Comentários estão fechados.