Harvard afirma: dar presentes causa genuína felicidade; entenda por quê
Já presenteou alguém neste final de ano? Veja os benefícios deste ato e o que deveria ser levado em consideração.
Ganhar presentes é algo que a maioria das pessoas ama. Tem ideia do quanto é bom receber uma roupa ou objeto novo sem ser em datas comemorativas? Além disso, o ato de gentileza traz bons sentimentos, não só para quem está recebendo, pois aqueles que estão presenteando também sentem uma vibração muito positiva com a atitude!
Leia mais: Estes são os presentes ideais para dar de Natal para cada signo
Dar presentes é a melhor escolha?
Confira agora algumas informações sobre o impacto na vida das pessoas causado pelo ato de presentear:
Presentear um amigo ou um familiar é uma atitude tão boa que, segundo algumas pesquisas, o fato de gastarmos dinheiro com outras pessoas gera uma alegria que leva o sistema de dopaminérgico nos incentivar a fazer mais daquilo. Essa sensação de contentamento parte do momento que você consegue escolher exatamente para onde vai esse dinheiro e para o que ele está sendo usado. É necessário perceber o quão impactante é a sua generosidade.
Pelo fato de haver inúmeras possibilidades que permite que nos prontifiquemos a ajudar, a sensação de querer solucionar tudo é muito presente. Diante disso, é importante limitar as opções para exercer o poder de escolha.
Por sermos extremamente emocionais, esse ponto se torna importante na hora de comprar um presente, ajudar uma pessoa ou instituição. Estudos dizem que somos mais propensos a oferecer a nossa ajuda para as pessoas conhecidas do que para aquelas que são desconhecidas. Isso porque o ser humano tem mais empatia por quem é do mesmo grupo social.
O ato de gentileza e doação precisa se tornar mais comum. A ciência explica que nós, enquanto seres humanos, precisamos ver o impacto da generosidade acontecer, pois quando a ação de ajudar torna-se um processo, não um momento específico, a tendência é de que se repita mais e mais vezes.
Algo que pode explicar isso é que quando vemos para onde o dinheiro doado está indo, tendemos a racionalizar aquilo como algo realmente importante e impactante, então passamos a nos sentir parte do movimento.
Comentários estão fechados.