Home office faz população ganhar 60 milhões de horas; saiba onde estão sendo usadas
Tempo que era "perdido" está sendo usado em outras atividades do dia a dia que podem ajudar na produtividade.
A pandemia da Covid-19 fez vários escritórios adotarem o modelo de home office. Apesar de muitos demorarem a se adaptar a essa nova realidade, ela parece que veio para ficar. Mesmo com a diminuição dos casos da doença e a cobertura vacinal da população, muitos ainda preferem trabalhar em casa, e o motivo é bem simples.
Leia mais: 4 dicas para aumentar a produtividade do seu home office
Uma pesquisa da American Time Use Survey (ATUS) mostrou que a população dos EUA ganhou cerca de 60 milhões de horas com o regime de home office. Este tempo todo era usado apenas com deslocamento entre a casa e o local de trabalho. São muitos ônibus e metrôs para pegar, não é?
Como as horas extras estão sendo usadas no home office?
Com este tanto de hora sobrando, os trabalhadores começaram a focar mais em seu próprio bem-estar. Os dados da pesquisa mostraram que quem faz home office tende a começar seu turno um pouco mais cedo, para fazer valer aquelas horas que usavam com deslocamento.
Com os minutos que sobram, ainda de acordo com a pesquisa, os colaboradores preferem dedicar seu tempo a:
- Dormir (cerca de uma hora a mais)
- Atividades de lazer em casa – como ler um livro ou ver uma série (cerca de duas horas a mais)
- Trabalho doméstico – reparos ou manutenção da casa (de 10 a 36 minutos a mais)
Além disso, os pesquisadores também perceberam que houve um aumento de tempo em outras atividades que não necessariamente têm a ver com o trabalho. Por exemplo, as pessoas estão se dedicando mais a cuidar dos filhos, procurar outros empregos ou criar empreendimentos que possam gerar algum tipo de renda.
Dentre os mais jovens, o tempo extra foi particularmente gasto com atividades fora de casa. Eles estão indo a mais eventos sociais, comendo em restaurantes ou bares e se exercitando mais.
A pesquisa também aponta que as pessoas estão usando mais tempo para si mesmos ou para curtir momentos a dois com o home office. Este tempinho de qualidade aumentou cerca de duas ou três horas, de acordo com a análise dos cientistas.
Flexibilidade de trabalho
Com a trégua da pandemia de Covid-19, muita gente voltou a trabalhar presencialmente, como se fazia antes do vírus. Entretanto, segundo o site CNBC, 15% dos colaboradores em tempo integral ainda estão trabalhando remotamente. Além disso, 30% estão adotando regimes híbridos – ou seja, parte presencial e parte em casa.
A pesquisa mostrou que, com este “novo normal”, as pessoas estão preferindo trabalhos com mais flexibilidade de horário. Assim, podem também dar prioridade a outras atividades que garantam lazer, saúde e bem-estar.
É, o home office veio mesmo para ficar.
Comentários estão fechados.