Filósofo Immanuel Kant

Conheça o estudioso que foi responsável por muitas das principais idéias que associamos ao Iluminismo.

0

Immanuel Kant nasceu e foi criado em Konigsberg, na Prússia, agora chamado de Kaliningrado, na Rússia. Ele viveu numa época em que a filosofia estava dividida.

Um grupo de filósofos acreditava que o conhecimento vinha da experiência, o chamado empirismo. O outro grupo dizia que a razão humana movia o sentido do mundo, o chamado racionalismo. Kant tentou reunir os dois grupos. Ele decidiu explorar como a mente funciona e o que a realidade realmente é. O resultado de seu pensamento foi chamado de idealismo transcendental e foi uma revolução do pensamento.

Filósofo Immanuel Kant

Kant acreditava que ninguém pode dizer com certeza o que é a realidade. Eles só podem ter certeza do que a realidade parece ser para eles, porque a mente humana molda a realidade em uma forma que faz sentido para ela. Espaço e tempo não são “coisas” para serem descobertas no mundo. Eles são apenas parte do sistema de organização da mente.

Ele era um seguidor estrito de Martinho Lutero, fundador da Igreja Luterana. Kant acreditava que era uma necessidade moral acreditar em Deus, mesmo que fosse impossível provar a existência de Deus. Ele dizia que uma lei moral universal governava todas as pessoas.

Quando Kant morreu, aos 80 anos, essas palavras foram inscritas em seu túmulo: “Duas coisas preenchem minha mente com admiração crescentes: o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim”.

A filosofia de Kant

Embora ele tenha adotado a ideia de uma filosofia crítica, cujo propósito principal era “criticar” ou lidar com as limitações de nossas capacidades mentais, Kant era um dos maiores construtores de sistemas, seguindo a ideia da crítica através de estudos da metafísica, ética e estética social.

Isaac Newton havia desenvolvido uma teoria da física na qual Kant queria construir sua filosofia. Essa teoria envolvia a suposição de forças naturais que os seres humanos não podem sentir, mas são usadas para explicar o movimento de corpos físicos.

Seu interesse pela ciência também o levou a propor em 1755 que o sistema solar foi criado a partir de uma nuvem de gás na qual os objetos se condensam devido à gravidade. Esta hipótese é amplamente considerada como a primeira teoria moderna da formação do sistema solar e é a ancestral das atuais teorias de formação estelar.

Filosofia moral de Kant

Kant desenvolve sua filosofia moral em três obras: Princípios Fundamentais da Metafísica da Moral, Crítica da Razão Prática e Metafísica da Moral. Sob este título, Kant é provavelmente mais conhecido por sua teoria sobre uma única obrigação moral geral que explica todas as outras obrigações morais que temos: o imperativo categórico .

Um imperativo categórico, em geral, é uma obrigação incondicional, ou uma obrigação que temos independentemente de nossa vontade ou desejos.

Artigos relacionados
1 De 6

Nossos deveres morais podem ser derivados do imperativo categórico. O imperativo categórico pode ser formulado de três maneiras, que ele acreditava serem aproximadamente equivalentes: a Fórmula da Lei Universal, a Fórmula da Humanidade e a Fórmula da Autonomia.

Citações e Frases

Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.

Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas.

A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.

Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma lei universal da natureza.

O que posso saber? O que devo fazer? O que me é permitido esperar?

De um lenho tão retorcido, de que o homem é feito, nada de inteiramente reto se pode fazer.

Obras

Obra 1
1 de 4

Obra 1

Crítica da Razão Pura

Obra 2
2 de 4

Obra 2

Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Obra 3
3 de 4

Obra 3

Crítica do Poder do Julgamento

Obra 4
4 de 4

Obra 4

Religião nos Limites da Simples Razão

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.