Imposto de Renda 2023: Receita Federal disponibiliza consulta ao 4º lote de restituição; veja
A consulta à lista de beneficiários do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 foi aberta nesta quinta-feira (24). Os pagamentos estão programados para 31 de agosto.
A Receita Federal iniciou hoje (24) a consulta para o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023. Assim, contempla cerca de 6,1 milhões de contribuintes que já entregaram suas declarações.
Com a liberação do acesso à consulta, eles podem verificar se foram beneficiados com esse lote, que engloba também restituições residuais de anos anteriores.
Beneficiários com prioridade
O montante total das restituições a serem desembolsadas pela Receita Federal será de R$ 7,5 bilhões, abrangendo um total de 6.118.310 pessoas.
Desse valor, apenas R$ 914.419.749,81 (o equivalente a 12,2%) será destinado aos contribuintes que possuem prioridade no recebimento.
A maioria dos beneficiados, em torno de 5,7 milhões, não possui prioridade especial, mas enviaram suas declarações até o prazo estipulado em 29 de maio, que antecedeu o encerramento.
Dentre os beneficiários com prioridade, 219.288 informaram sua chave Pix vinculada ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a modalidade de declaração pré-preenchida.
(Imagem: divulgação)
Essa inclusão da chave Pix como informação na declaração passou a garantir prioridade no processo de restituição neste ano.
Os demais prioritários se enquadram em categorias definidas por critérios legais, sendo:
-
11.960 acima de 80 anos;
-
86.427 com idades entre 60 e 79 anos;
-
9.065 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave;
-
30.453 cuja principal fonte de renda é o magistério.
Como consultar seu saldo
A verificação dos resultados estará disponível na página oficial da Receita Federal. Os contribuintes poderão acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Se preferir, isso pode ser realizado por meio do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis, disponível para celulares Android e iOS.
A data prevista para os pagamentos é 31 de agosto, sendo efetuado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, incluindo a chave Pix associada ao CPF.
Caso o contribuinte não conste na lista de beneficiados, é aconselhável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração.
Se alguma pendência for identificada, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de análise.
Caso, por algum motivo, a restituição não seja direcionada à conta bancária indicada, como em situação de contas desativadas, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Comentários estão fechados.