Receita Federal anuncia prazo de entrega para Imposto de Renda 2023

O prazo começará no dia 15 de março e vai até 31 de maio.

O imposto de renda é um imposto federal cobrado sobre a renda e os proventos de contribuintes brasileiros, bem como sobre os rendimentos de fontes localizadas no país de pessoas físicas e jurídicas residentes no exterior. Ele é regulado pela Receita Federal e a sua cobrança ocorre anualmente, durante o período conhecido como “declaração de imposto de renda”.

A declaração de imposto de renda é um processo obrigatório, onde o contribuinte precisará informar todos os seus rendimentos e despesas, como salários, aposentadorias, aluguéis, investimentos, despesas médicas e educacionais, entre outras.

A Receita Federal informou na última terça-feira (14), que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 (ano-base 2022) começará no dia 15 de março e vai até 31 de maio. A grande novidade é que os contribuintes terão, nesse ano, um prazo maior para apresentar o documento ao Fisco, visto que nos anos anteriores o período se encerrava em abril.

De acordo com a Receita Federal, a alteração tem o objetivo de permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida. Segundo o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, a declaração pré-preenchida irá proporcionar menos erros e maior comodidade ao contribuinte.

A declaração pré-preenchida existe desde 2014, no entanto era necessário ter certificado digital para utilizá-la, o que restringia o número de usuários. Esse tipo de declaração possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação por parte do cidadão, facilitando a declaração do imposto.

O imposto de renda é um dos principais tributos do país e é utilizado pelo governo para financiar gastos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Por esse motivo, é necessário declarar todos os anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.