Índia divulga primeiras fotos da Lua feitas pela sonda espacial Chandrayaan-3; confira
Espaçonave Chandrayaan-3 está no polo sul da Lua para coletar dados e imagens da superfície. A agência espacial indiana realizou um pouso bem-sucedido após quatro anos de tentativas fracassadas.
A sonda espacial Chandrayaan-3, da Índia, enviou as primeiras imagens após pousar na superfície da Lua. O registro coloca o país asiático em um seleto grupo de exploração espacial que já alcançou o solo lunar.
A notável conquista foi compartilhada no X, antigo Twitter, da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, agência da Índia. A missão está no polo sul lunar e visa explorar a superfície em busca de água e oxigênio.
Antes mesmo de realizar o pouso bem-sucedido, a sonda já estava registrando imagens do polo sul do satélite natural. Estas foram capturadas com a Câmera de Velocidade Horizontal durante a chegada.
Depois, as fotografias da câmera de pouso mostram parte da Chandrayaan-3 em uma superfície plana do solo do astro.
Imagem captada pela Chandrayaan-3 na sua chegada ao satélite natural da Terra. (Imagem: ISRO/Reprodução)
Chandrayaan-3: a sonda espacial da Índia
A sonda Chandrayaan-3 foi lançada no dia 14 de julho para realizar uma missão espacial na superfície lunar. Desde então, ela se deslocou lentamente pelo espaço até alcançar o polo sul da Lua.
Em 2019, o país tentou uma missão parecida com a espaçonave Chandrayaan-2. No entanto, a sonda apresentou problemas de software e frenagem, o que acarretou uma colisão com a superfície lunar.
Quatro anos depois, nesta quarta-feira (23) a nova missão indiana conquistou um objetivo histórico ao pousar no astro às 18h (horário da Índia).
Agora, a sonda vai iniciar a exploração espacial do solo lunar em busca de registros de imagens e coleta de dados sobre a formação do astro.
A conquista da Índia acontece no mesmo momento em que a sonda russa Luna-25 fracassou na missão de chegar ao satélite. Porém, os russos já completaram outras missões espaciais à Lua, como a exploração da superfície lunar em 1976.
Além de Índia e Rússia, a China e os Estados Unidos também já fizeram viagens bem-sucedidas até lá.
Entre os países na corrida pela exploração espacial, a Índia é a que tem menor orçamento. Por isso, a sonda Chandrayaan-3 representa um grande passo para o país nos estudos sobre o astro e o universo.
Comentários estão fechados.