Inscrições para o Sisu 2021 começam nesta terça-feira, 6

MEC abre inscrições para programa de ingresso em universidades. Prazo encerra nesta sexta-feira, 9.

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira, 6, as inscrições para o primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo termina na sexta-feira, 9. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sisu.

O Sisu é o programa do MEC para ingresso de estudantes nas universidades públicas do país. As vagas são disponibilizadas todo semestre, por meio de um sistema informatizado, e os alunos com melhores classificações são selecionados conforme as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Portanto, para se candidatar é necessário apenas a nota obtida pelo estudante no Enem 2020. A edição foi adiada por conta da pandemia de Covid-19, tendo sido aplicada em janeiro e fevereiro deste ano.

Inscrições Sisu 2021

Cada estudante poderá se candidatar em até duas opções de cursos, definindo a sua ordem de preferência. Além disso, será possível optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou as reservadas para políticas de ações afirmativas (cotas).

Porém, não é autorizada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, em igual instituição de ensino e localidade.

O Sisu disponibilizará a nota de corte para cada curso, turno, modalidade de concorrência e local de oferta. Os dados serão atualizados de acordo com o processamento das inscrições.

Nesse período, os estudantes poderão alterar as opções ou até mesmo cancelar. Sendo assim, a classificação no processo será feita de acordo com a última alteração realizada no sistema.

Cronograma Sisu 2021

O processo seletivo do Sisu 2021 ocorrerá em uma única chamada, estando o resultado previsto para ser divulgado em 13 de abril. Por meio dos critérios de classificação, quando existirem notas iguais, o desempate acontecerá no ato da matrícula, sendo escolhido o que possuir menor renda familiar.

As matrículas serão realizadas entre 14 e 19 de abril. Os dias, horários e locais de atendimento serão determinados por cada instituição de ensino superior.

E caso queira participar da lista de espera, o candidato deve manifestar o seu interesse na página do Sisu, no período de 13 a 19 de abril, em somente um dos cursos que tenha optado concorrer.

Leia também: Enem digital 2020: estudantes elogiam nova modalidade da prova

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More