INSS pode acrescentar 25% na aposentadoria dos beneficiários; Confira a mudança!
Um grupo de beneficiários do INSS que recebem a aposentadoria poderão acrescentar 25% no repasse mensal. Saiba como solicitar!
O adicional de 25% da aposentadoria está sendo disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta vez, aposentados por invalidez que não conseguem realizar atividades básicas do dia a dia sem auxílio de outras pessoas poderão solicitar o adicional. Confira quem tem direito ao acréscimo e como solicitar!
Adicional de 25% do INSS
Os aposentados por invalidez ou por incapacidade permanente que precisam de auxílio de familiares, enfermeiros ou outros profissionais para realizar pequenas atividades no dia a dia poderão solicitar o valor adicional. Estas pessoas se enquadram nas regras propostas pelo INSS:
• Cegueira total;
• Alteração de capacidades mentais;
• Doença que impeça o aposentado de sair da cama;
• Dano e uso de prótese em um dos pés ou em uma das mãos;
• Paralisia de mais de um membro superior ou inferior;
• Incapacidade permanente para a realização de atividades diárias;
• Perda de um membro inferior ou superior, quando não há possibilidades de colocar prótese.
Além desses casos listados, outros casos semelhantes a estes poderão garantir o adicional para a aposentadoria. Os casos serão avaliados pelo INSS. Para adicionar a nova porcentagem, o valor precisará passar por uma nova perícia do Instituto.
Ao solicitar novo relatório médico, a perícia técnica do próprio INSS será marcada. Este processo poderá durar, ao todo, 45 dias úteis.
Como solicitar
Aos que se encaixam em uma dessas opções da regra, o adicional poderá ser solicitado por meio do aplicativo Meu INSS – disponível para iOS e Android -, direcionando-se à aba “Novo Pedido”. Para confirmar, insira as informações necessárias e depois anexe a documentação que comprove o direito ao recebimento do adicional e a dependência de terceiros. Depois, adicione o documento de identificação com foto e o CPF do representante ou procurador do responsável.
A perícia do INSS será marcada mediante a escolha de dia e horário do beneficiário. Os documentos anexados no aplicativo serão solicitados pelos agentes juntamente com os laudos médicos.
Comentários estão fechados.