Instituto Federal abre inscrições em curso gratuito na área de saúde

O curso gratuito online é voltado para profissionais da Saúde, da Assistência Social, da Educação e da Segurança Pública.

0

No último dia 17 de maio foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Portanto, visando conscientizar a população sobre a data, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul está oferecendo um curso online gratuito de Política Nacional de Saúde LGBT.

Sendo assim, o curso traz conceitos básicos relacionados a comunidade LBGT. Tais como o que é orientação sexual, identidade de gênero, cor e raça. Isso porque muitos desses assuntos ainda carregam estigmas sociais, ou apenas são desconhecidos pela população.

Desta forma, partindo do pressuposto de que conhecimento é poder, o objetivo do curso é levar a compreensão sobre esses temas. Os públicos alvo são profissionais da saúde, assistência social, educação e da segurança pública.

Entretanto, o curso está aberto para profissionais de outras área que tenham interesse em conhecer mais os temas abordados pela iniciativa.

Temas Abordados

A carga horária é de 30 horas. Além disso, ele foi dividido em dois módulos, abordando temas como: direito à saúde e direitos sexuai e Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS.

Outros temas também farão parte do curso, como identidade e expressão de gênero, interseccionalidade e equidade. Bem como direitos humanos e sexuais e violência.

Organização

A organização do curso foi feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O Governo do Estado e o Ministério da Saúde (SES-RS) também são parceiros do projeto.

Projeto

O curso é oferecido em parceria com o Instituto Federal, o governo e o Ministério da Saúde do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a ação é derivada do projeto “A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT): estratégias de análise, avaliação e formação para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde”.

O projeto de pesquisa interinstitucional foi feito entre os organizadores citados acima, e as Federais de Santa Catarina e do Paraná.

Para realizar o curso basta realizar inscrição no site da UFRGS.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.