Ítrio

O ítrio foi o elemento "secreto" utilizado na produção do primeiro supercondutor de alta temperatura.

0

O ítrio (símbolo químico Y , número atômico 39) é um metal prateado brilhante que é encontrado na maioria dos minerais de terras raras. É relativamente estável no ar, mas sua forma finamente dividida é altamente instável no ar.

Foi o elemento “secreto” utilizado na produção do primeiro supercondutor de alta temperatura (óxido de cobre e ítrio-bário, ou YBCO). Dois de seus compostos são usados ​​para produzir fósforos de cor vermelha, para os tubos de imagem de aparelhos de televisão coloridos e outros são usados ​​para produzir lasers infravermelhos.

Para que serve?

O ítrio foi o elemento “secreto” usado na produção do primeiro supercondutor de alta temperatura conhecido como “YBCO”, mencionado acima. Este metal pode ser usado para desoxidar o vanádio e outros metais não ferrosos.

O ítrio também é usado na fabricação de mantos de gás para lanternas de propano, como substituto do tório, que é levemente radioativo.

História

O ítrio foi descoberto pelo químico, físico e mineralogista finlandês Johan Gadolin em 1794. Ele isolou uma forma impura de seu óxido, ítria, de um dos muitos minerais incomuns encontrados em uma pedreira perto de Ytterby, um pequeno vilarejo sueco. O Ítrio foi nomeado em homenagem a esta aldeia. Além disso, os elementos érbio, térbio e itérbio foram nomeados em homenagem a aldeia.

Em 1828, Friedrich Wöhler isolou o ítrio reduzindo o cloreto de ítrio anidro com potássio. Em 1843, o químico sueco Carl Mosander conseguiu mostrar que a ítria podia ser dividida em óxidos de três elementos diferentes. “Yttria” era o nome usado para o óxido quimicamente mais básico, e os outros eram chamados de erbia e terbia.

Características

O ítrio está no início da série de metais de transição no período 5 da tabela periódica e está localizado entre o estrôncio e o zircônio. Além disso, encontra-se no grupo 3 (antigo grupo 3B), entre o escândio e o lantânio.

Este metal de terras raras é relativamente estável no ar e quimicamente se assemelha aos lantanídeos. Aparas do metal podem inflamar no ar a temperaturas superiores a 400 °C. Quando o ítrio é finamente dividido, é muito instável no ar. O metal tem uma seção transversal baixa de nêutrons para captura nuclear. O estado de oxidação comum do ítrio é +3.

Dados

Massa atômica – 88,90584(2) u
Configuração eletrônica – [Kr] 4d1 5s2
Elétrons – 2, 8, 18, 9, 2
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1799 K
Ponto de ebulição – 3609 K
Entalpia de fusão – 11,42 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 365 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.