Jejum intermitente pode te ajudar a estudar mais
Cientistas apontam diversos benefícios para a saúde do cérebro.
Várias pessoas conhecem o jejum intermitente como uma forma de emagrecer e controlar o peso. Porém, segundo pesquisas recentes, esse método ainda ajuda a estudar mais, e contribui também para melhorias em outras áreas da sua vida.
Leia mais: Dicas para montar um excelente plano de estudos para o vestibular
O que significa jejum intermitente?
O jejum intermitente é um plano alimentar que consiste na alternância entre comer de modo regular e jejuar. Apesar de alguns efeitos colaterais serem relatados pelos pesquisadores, como irritabilidade e dor de cabeça, do mesmo modo a ciência elenca os seus benefícios.
Embora o mais conhecido seja o controle de peso, recentemente a melhoria da saúde cognitiva também foi colocada como um benefício do jejum intermitente. Assim, caso você tenha algum concurso ou vestibular em vista, considere falar com o seu médico e adotar a prática. Confira as razões científicas para isso a seguir.
Manutenção da saúde cerebral
O jejum intermitente pode ajudar a retardar o envelhecimento cerebral e aumentar a capacidade do cérebro de se adaptar às mais diversas situações, fenômeno conhecido como neuroplasticidade. Assim, o método contribui para otimizar a função cognitiva.
Melhoria da memória de longo prazo
Muitas pessoas possuem dificuldades em reter as informações aprendidas, mas o jejum intermitente pode ser a solução. Segundo pesquisadores do King’s College em Londres, a dieta intermitente desenvolve a memória de longo prazo por estimular os neurônios do hipocampo, fundamentais para a formação das nossas memórias.
Prevenção de distúrbios cognitivos
O jejum intermitente desencadeia um processo conhecido como autofagia, que consiste na capacidade do nosso corpo de limpar as células danificadas. Assim, a célula pode se regenerar e se manter nova e saudável.
Contribui para manter a forma física
Um corpo saudável também colabora para uma mente saudável. Desse modo, a adoção do jejum intermitente pode ajudar na prática de atividades físicas, porque aumenta a sua resistência. Além disso, contribui na melhora da pressão arterial e te ajuda a dormir melhor, facilitando a retenção do aprendizado dos dias anteriores.
E o melhor de tudo
Mesmo que a utilização do jejum intermitente esteja relacionada com a perda de peso, o melhor é que não consiste necessariamente em uma dieta. Assim, não é preciso se alimentar de modo restrito. Então, você pode comer alimentos bons para o cérebro, como um chocolate amargo, junto com a sua dieta normal.
Comentários estão fechados.