Biografia de John Dewey

Conheça a vida do filósofo e educador americano que foi um dos fundadores do pragmatismo.

John Dewey foi um filósofo e educador americano que ajudou a fundar o pragmatismo, uma escola filosófica de pensamento popular no início do século XX.

Ele também foi fundamental no movimento progressista na educação, acreditando fortemente que a melhor educação envolve o ‘aprender fazendo’.

Vida

John Dewey nasceu em 20 de outubro de 1859, em Burlington, Vermont. Foi o terceiro dos quatro filhos de Archibald Dewey e Lucina Artemisia Rich. Seu pai era um comerciante local que amava a literatura. Sua mãe possuía um senso moral severo baseado em sua crença no calvinismo.

Aprendeu sobre outras culturas ao observar os assentamentos irlandeses e franco-canadenses nas proximidades de sua casa. Trabalhava na infância entregando jornais e em um depósito de madeira. Ao visitar seu pai, que serviu no Exército da Virgínia, ele viu o horror da Guerra Civil Americana (1861-1865) em primeira mão.

Carreira

Sem saber que carreira seguir, Dewey cogitou seguir a carreira de Professor. Depois de passar um bom tempo procurando emprego, seu primo, diretor de um seminário (local onde se treina padres) na Pensilvânia, conseguiu um emprego para ele como professor. Ele atuou no local por dois anos.

Dewey lia sobre filosofia em seu tempo livre. Quando seu primo pediu demissão, Dewey acabou perdendo o emprego. Ele retornou a Vermont para se tornar o único professor em uma escola particular.

John Dewey formou-se na Universidade de Vermont e passou três anos como professor do ensino médio em Oil City, Pensilvânia. Ele então passou um ano estudando sob a orientação de G. Stanley Hall, na Universidade John Hopkins, no primeiro laboratório de psicologia dos Estados Unidos.

Depois de concluir seu doutorado na John Hopkins, Dewey passou a lecionar na Universidade de Michigan por quase uma década. Em 1894, Dewey aceitou o cargo de presidente do departamento de filosofia, psicologia e pedagogia da Universidade de Chicago.

Foi na Universidade de Chicago que Dewey começou a formalizar seus pontos de vista que contribuíram tão fortemente para a escola de pensamento conhecida como pragmatismo.

Dewey finalmente deixou a Universidade de Chicago e tornou-se professor de filosofia na Universidade de Columbia entre os anos de 1904, até sua aposentadoria em 1930. Em 1905, tornou-se presidente da Associação Americana de Psicologia.

Foi um dos primeiros a alertar sobre os perigos da ascensão de Adolf Hitler (1889-1945) ao poder na Alemanha e da ameaça japonesa no Extremo Oriente. Ele morreu em 1 de junho de 1952.

Pragmatismo

O principal ponto defendido pelo pragmatismo é que o valor, a verdade ou o significado de uma ideia estão em suas consequências práticas. Dewey também ajudou a estabelecer vários laboratórios de estudo pedagógicos na Universidade de Chicago, onde ele pôde aplicar diretamente suas teorias pedagógicas.

Contribuições para a Psicologia

O trabalho de Dewey teve uma influência vital na psicologia, educação e filosofia. Ele é frequentemente considerado um dos maiores pensadores do século XX. Sua ênfase na educação progressista contribuiu muito para o uso da experimentação, em vez de uma abordagem autoritária na educação.

Dewey publicou mais de 1.000 livros, ensaios e artigos sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo educação, artes, natureza, filosofia, religião, cultura, ética e democracia ao longo de sua carreira.

Filosofia

Dewey acreditava firmemente que a educação não deveria ser apenas professores fazendo com que os alunos aprendessem fatos irracionais que logo esqueceriam.

Ele defendia que o modo de aprendizagem deveria ser uma jornada de experiências, construindo uma sobre a outra, criando novas experiências. Dewey também sentiu que as escolas tentavam criar um mundo separado da vida dos estudantes.

As atividades escolares e as experiências de vida dos estudantes deveriam estar conectadas. Se isso não fosse feito, a aprendizado real seria impossível.

Cortar os alunos de seus laços psicológicos, isto é, da sociedade e da família, tornaria suas jornadas de aprendizado menos significativas e, assim, tornaria o aprendizado menos memorável. Da mesma forma, as escolas também precisavam preparar os alunos para a vida em sociedade.

Frases de John Dewey

Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faça o trabalho pelo qual são responsáveis.

Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida.

Nós só pensamos quando nos defrontamos com um problema.

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

A exigência de liberdade é uma exigência de poder.

Mais profunda das solicitações na natureza humana é o desejo de ser importante

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.