Jota Júnior é demitido da Globo e pede reparação trabalhista milionária

Depois de mais de 20 anos atuando na emissora carioca, o narrador alega ter passado anos trabalhando sem ter a carteira fichada.

Jota Júnior, um dos narradores icônicos da Rede Globo, foi demitido após 24 anos de serviços prestados. Segundo as informações, ele perdeu o emprego ainda no último mês de março.

No entanto, o profissional agora pede para que seja reconhecido o tempo em que trabalhou contratado como Pessoa Jurídica (PJ), sem carteira assinada.

Veja também: Streaming ultrapassa audiência da Globo em 5 cidades brasileiras

O processo, conforme aponta o portal Uol, soma R$ 15,8 milhões em verbas indenizatórias. Ainda segundo as informações, Jota Júnior acusa a emissora de ter reduzido seu salário sem motivo aparente.

Jota Júnior afirma ter ficado sem registro por quase 20 anos

Foto: Reprodução/YouTube

Conforme consta no processo, que corre no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região), Jota Júnior afirma que ficou sem registro por quase 20 anos.

De acordo com o site Notícias da TV, outros funcionários da TV Globo passaram a ter registro regido pela CLT depois de uma ação para regularização geral dos colaboradores em 2019.

No processo, o narrador diz que o salário foi reduzido em quase R$ 20 mil com a mudança de contratação. Por não poder ficar desempregado, ele alega que precisou aceitar a mudança estabelecida.

Pela lei em vigor no país, o profissional só pode requisitar o cumprimento de direitos trabalhistas relativos aos cinco anos anteriores à data da ação. Dessa maneira, como o processo foi estabelecido este ano, ele poderia pedir os direitos retroativos apenas até o ano de 2018.

Carreira

O narrador Jota Júnior, que é natural de Americana (SP), ficou conhecido por seu trabalho na TV Bandeirantes, no programa Show do Esporte, onde narrou até edições da Copa do Mundo. Jota entrou na Band em 1980 e saiu da emissora em 1999, totalizando quase 20 anos de trabalho.

Depois de deixar a emissora paulista, o profissional assinou contrato com o SporTV para assumir um cargo de titular na época. Na nova casa, ele também narrou diversos jogo importantes do Brasil.

No entanto, nos últimos anos ele perdeu espaço e passou apenas a narrar partidas de torneio de base, da segunda divisão do Brasileirão. Seu último jogo pela TV Globo foi Brasil de Pelotas x Ponte Preta, pela segunda fase da Copa do Brasil, no dia 7 de março.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.