Jovem chinês é encontrado vivo após sumir em ‘sequestro cibernético’

Kai Zhuang, de 17 anos, estava numa área rural de Utah, nos Estados Unidos.

Um adolescente chinês de apenas 17 anos chamado Kai Zhuang foi encontrado na última terça-feira (2) pela polícia de Riverdale, em Utah, Estados Unidos, após desaparecer.

De acordo com as autoridades, Kai foi vítima de um “sequestro cibernético” e ficou isolado em uma cabana numa área rural perto de Brigham City, a 40km de Riverdale.

Os policiais relataram que o rapaz estava “congelado, assustado, mas vivo” ao ser encontrado. O jovem asiático faz parte de um programa de intercâmbio e está vivendo com uma família anfitriã nos EUA.

(Imagem: BBC News/reprodução)

Ao que tudo indica, Kai Zhuang foi manipulado por criminosos virtuais para literalmente sumir e dar a entender que foi sequestrado. No processo, os pais de Kai, que estão na China, foram constrangidos a pagar cerca de US$ 80 mil aos bandidos por uma suposta libertação de seu filho.

O casal relata que recebeu mensagens dos “sequestradores” pedindo dinheiro pelo resgate do rapaz. Prontamente, eles ligaram para a escola onde Kai Zhuang estuda, que por sua vez contatou a polícia de Riverdale no último dia 28 de dezembro para relatar o sumiço dele.

Kai Zhuang já tinha sido avistado em Provo, também em Utah, portando equipamento de camping no dia 20 de dezembro. Na época, o garoto foi levado de volta à Riverdale, onde vive com a família anfitriã, mas não mencionou nada que ligasse sua incursão a cibercriminosos.

Ainda de acordo com os investigadores, casos como esse estão cada vez mais comuns nos Estados Unidos, onde as vítimas são sempre jovens estrangeiros.

Como funciona esse tal “sequestro cibernético”?

Segundo autoridades que estudam o assunto, jovens, sobretudo intercambistas, são contatados por criminosos virtuais e convencidos (ninguém sabe como) a se isolar num local distante e fazer chamadas de vídeo e tirar fotos de si próprios.

Esses registros em imagem servem tanto para os sequestradores virtuais observarem a pessoa quanto para enviar pedidos de resgate a seus familiares, que geralmente estão em outro país.

Na maioria dos casos a armação é tão bem feita que os bandidos conseguem o que querem, recebendo valores pelo “resgate” da vítima, como foi o caso de Kai Zhuang.

Local deserto onde o jovem foi resgatado pela polícia de Riverdale. (Imagem: BBC News/reprodução)

Um final feliz

Kai Zhuang já está na casa de seus anfitriões, depois de receber atendimento médico e psicológico. O jovem está bem e será acompanhado pelas autoridades de Riverdale.

Entretanto, casos como esse elevam o alerta para a gravidade dos crimes cibernéticos que são cada vez mais comuns não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil e em todo o mundo.

Os relatos iniciais da polícia de Riverdale dão conta de que Kai estava em um local desprovido de fontes de aquecimento, que poderia levá-lo de fato a um congelamento durante a noite, quando as temperaturas despencam.

(Imagem: BBC News/reprodução)

Além disso, o adolescente estava quase sem água e comida, isolado sem nenhum conforto e vulnerável a ataques de pessoas mal intencionadas e animais selvagens.

Com hipotermia, assustado e com fome, Kai Zhuang pediu para comer um “cheeseburguer quente” e falar com sua família na China, ao ser resgatado.

* Com informações da BBC News

você pode gostar também

Comentários estão fechados.