Jovem morre após contrair bactéria via acne no rosto
Uma acne no rosto foi a porta de entrada para uma bactéria agressiva no corpo da jovem, levando a uma infecção generalizada.
Uma jovem de 18 anos morreu no início desta semana após contrair uma infecção generalizada. De acordo com os pais da jovem, a porta de entrada para a bactéria no corpo dela foi uma acne no rosto.
Dâmilly Beatriz da Graça era estudante de biomedicina e morava em Blumenau, Santa Catarina. Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo, a jovem contraiu a Staphylococcus aureus, uma bactéria muito agressiva.
Esta é a mesma bactéria que matou o neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pequeno Arthur Araújo Lula da Silva. Ele tinha apenas 7 anos quando faleceu.
Dâmilly chegou a ser internada e foi rapidamente encaminhada para a UTI. A bactéria, no entanto, rapidamente provocou a infecção generalizada e uma falência múltipla dos órgãos da estudante no último domingo, 11 de junho. Ela morreu no dia seguinte.
Como a bactéria age no corpo de uma pessoa?
De acordo com a publicação da Folha de S.Paulo, geralmente as infecções por Staphylococcus aureus oscilam entre leves e potencialmente mortais. A tendência é que a bactéria infecte a pele, causando, na maioria das vezes, abscessos cutâneos.
No entanto, o patógeno também pode viajar pela corrente sanguínea e infectar qualquer lugar do corpo. Ou, em casos mais graves, como o de Dâmilly e Arthur, causar uma infecção generalizada.
Além disso, ressalta-se que há várias cepas da bactéria Staphylococcus aureus. Algumas delas produzem toxinas que podem causar todos os sintomas de uma intoxicação alimentar severa ou da síndrome do choque tóxico, por exemplo.
Onde ela fica?
Ainda de acordo com a publicação da Folha, a bactéria está presente no nariz de cerca de 30% dos adultos saudáveis e na pele de aproximadamente 20% da população. E, quase sempre, permanece ali de forma temporária.
Ela geralmente infecta pacientes internados ou profissionais de saúde, já que esses grupos geralmente estão o tempo todo em locais propensos à infecção, como hospitais e clínicas.
A maioria das contaminações acontece movendo a bactéria no rosto ou na pele e levando-a à boca, utilizando as mãos. Ela também é transmitida por inalação de gotículas de saliva ou muco quando pessoas infectadas tossem ou espirram.
Quer uma dica? Lave as mãos! A higiene adequada é a melhor prevenção contra a Staphylococcus aureus e outras bactérias mortais.
Comentários estão fechados.