LinkedIn aponta 15 profissões em alta no Brasil em 2020 – Veja quais são!

O levantamento das 15 profissões emergentes foi realizado pelo LinkedIn com base nos dados de seus usuários, isso nos últimos cinco anos (2015-2019).

0

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas e você ainda não sabe qual carreira seguir daqui para frente?

Então, fica de olho na lista com 15 profissões em alta em 2020!

Profissões emergentes

A listagem das 15 profissões emergentes foi divulgada no dia 8 de janeiro, pelo LinkedIn, a rede social com foco no mercado. Do total, nove cargos estão associados à área de Tecnologia da Informação.

No topo do ranking do estudo “Profissões Emergentes” está o cargo de Gestor de Mídias Sociais. Com ascensão no mercado, a busca pela área elevou em uma média de 122%, no período de 2015 a 2019.

Contudo, ainda que as profissões que precisam lidar com máquinas seja maioria, há espaço para cargos com necessidade de interatividade pessoal. Na lista, estão os representantes de vendas e especialistas em sucesso do cliente, entre os top 5.

Outro destaque da relação é a profissão de motorista, estando em 10 º lugar. O seu boom, cujo aumento se deu em uma média de 68% nos últimos cinco anos, pode estar atrelado à disseminação dos aplicativos de transporte de passageiros e entrega de alimentos.

Ademais, a tecnologia da informação e o mercado financeiro são dois campos em alta.

15 profissões emergentes

1. Gestor (a) de mídias sociais

Os profissionais nesse cargo possuem a responsabilidade pela imagem, engajamento e busca de clientes para a empresa, por meio dos canais digitais.

Diante disso, os negócios são ampliados por meio dos sites e redes sociais, tais como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.

Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

2. Engenheiro (a) de cibersegurança

A pessoa na função concebe sistemas de segurança e monitora a infraestrutura de TI do órgão em que atua, com o intuito de impedir a ação de intrusos e propiciar processos e controles.

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.

3. Representante de vendas

O bom vendedor continua como uma peça essencial para qualquer empresa, e não por acaso ele aparece na terceira colocação.

Entretanto, nos dias atuais, esse profissional necessita dominar as estratégias ativas e passivas de marketing. Além disso, necessita saber mapear as necessidades do cliente, antes mesmo de abordá-lo.

Cinco conhecimentos primordiais: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.

4. Especialista em sucesso do cliente

O especialista em sucesso do cliente é chave de uma experiência de qualidade do consumidor no pós-venda. Portando, cabe a ele ter um perfil que articule habilidades técnicas e comportamentais, abrangendo tecnologia e relacionamentos.

Cinco conhecimentos primordiais: Inbound marketing; Helping Clients Succeed; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.

5. Cientista de dados

Uma área de atuação para graduados em cursos de ciências exatas, tais como ciência da computação, engenharia da computação e matemática aplicada, o cientista de dados necessita basicamente analisar dados.

Depois da análise, esse profissional irá construir modelos, realizar experimentos e buscar insights visando a melhor tomada de decisão.

Cinco conhecimentos primordiais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.

6. Engenheiro (a) de dados

Engenheiro (a) de dados nada mais é do que um (a) engenheiro (a) de software especializado em backend.

Em outros termos, é de sua responsabilidade a construção da infraestrutura e dos sistemas, visando a estruturação dos dados de um órgão ou empresa.

Cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python.

7. Especialista em Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) e o machine learning (em português, aprendizado de máquina) são dois conceitos usados ao se referir a inovação.

Ainda que atuem em múltiplos setores, eles necessitam de uma diversidade de habilidades, as quais se incluem machine learning, deep learning e a
linguagem de programação Python.

Cinco conhecimentos primordiais: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA).

8. Programador (a) de JavaScript

A linguagem de programação JavaScript é uma dos maiores recursos tecnológicos da internet, pois é a partir dele em que são concebidos as páginas da web interativas.

Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB.

9. Investidor (a) Day Trader

O Day Trade é um meio de compra e venda de ações nas bolsas de valores ao longo de um mesmo dia.

Por necessitar de análises e decisões rápidas, busca-se um profissional que tenha o perfil de investidor e conheça sobre bolsas de valores, mercado de capitais, Trading (investimentos de curto prazo) e a metodologia Technical Analysis (análise técnica, em português).

Cinco conhecimentos primordiais: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading.

10. Motorista

O motorista é uma profissão antiga, mas que permanece em ascensão, isso pelo segmento de logística crescer em conjunto com as novas tecnologias.

No entanto, o profissional da atualidade necessita ir além da função básica, sabendo negociar, atender clientes e dominar as ferramentas básicas.

Cinco conhecimentos primordiais: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas.

11. Consultor (a) de investimentos

O consultor de investimento direciona os seus clientes para decisão das aplicações, isso conforme as expectativas e necessidades individuais.

Cinco conhecimentos primordiais: Investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa; e análise financeira.

12. Assistente de mídias sociais

O assistente de mídias sociais possui como função pesquisar marcas e a concorrência, realizar campanhas em sites e redes sociais, além criar uma voz ou imagem online que atenda o desejo do público-alvo.

Todas essas ações são desenvolvidas por meio da estratégia delineada pelo gestor.

Cinco conhecimentos primordiais: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.

13. Desenvolvedor (a) de plataforma Salesforce

Concentrar em um banco de dados as interações da empresa e de seus clientes é uma das ações mais relevantes para as organizações.

Portanto, para auxiliar esse trabalho há algumas ferramentas empregadas, como é o caso do Customer Relationship Management, o CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Com isso, o Salesforce é um dos sistemas CRM mais robustos do mercado. Nele, os programadores analisam os processos dos órgãos, criam fluxos de trabalho e desenvolvem soluções para as suas necessidades específicas.

Cinco conhecimentos primordiais: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.

14. Recrutador (a) especialista em Tecnologia da Informação

Visando recrutar profissionais qualificados de TI, o mercado prescinde recrutadores especializados no setor, por isso a atuação do profissional.

Cinco conhecimentos primordiais: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.

15. Coach de metodologia Agile

No mundo corporativo, a concepção de agilidade não está vinculada apenas à velocidade, assim como à estratégia de resposta as alterações do negócio.

Desse modo, a Agile é um método de gerenciamento de projetos atento a desenvolver equipes mais ágeis, facilitando as transformações na cultura organizacional, indispensáveis para a sustentabilidade da empresa.

Com isso, o coach de metodologia agile promove o treinamento da equipe para os resultados efetivos.

Cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios.

Leia também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.