Média geométrica
Em algumas situações a média geométrica é mais indicada que a média aritmética. Saiba o que é a média geométrica, quando usar, como calcular e exemplos.
A média geométrica é uma medida estatística calculada como a raiz n-ésima do produto de n valores de um conjunto de dados.
Assim como a média aritmética, a média geométrica é utilizada para resumir um conjunto de dados a partir de um único número que expresse a tendência central dos dados.
Uma vantagem da média geométrica é que ela é menos sensível a valores extremos (muito grandes ou pequenos) do conjunto de dados. Já uma desvantagem é que é uma medida menos intuitiva que a média comum.
Contudo, a média geométrica é indicada para calcular a média de valores positivos que aumentam sucessivamente, como porcentagens, taxas de juros, etc.
Fórmula da média geométrica
Para um conjunto de valores positivos , a média geométrica é dada pela raiz n-ésima do produto dos n valores.
Desse modo, a fórmula da média geométrica é:
Em que:
- é a média geométrica;
- é o número de valores do conjunto de dados;
- é o conjunto de dados.
Observe que se um dos valores do conjunto de dados for igual a zero, então, o produto será igual a zero e, dessa forma, a média geométrica se anula.
Por esse motivo, para obter a média geométrica, é importante que não tenha nenhum valor igual a zero ().
Exemplo: Obter a média geométrica dos valores: 2, 6 e 9.
Como são três valores, temos .
Observação: a ordem dos valores na fórmula não altera o resultado, pois se trata de um produto. No produto a ordem dos fatores não altera o resultado.
Aplicação da média geométrica
Veja um exemplo de situação em que poderia ser aplicada a média geométrica:
Em quatro anos, a rentabilidade de uma empresa foi de 15% no primeiro ano, 25% no segundo ano, 33% no terceiro e 20% no último ano. Qual foi a rentabilidade média da empresa nesses quatro anos?
Para calcular a média da rentabilidade, não aplicaremos as porcentagens diretamente na fórmula. Há um passo antes disso.
Uma taxa de rentabilidade de 15% indica que foi obtido o valor do investimento (100%) mais um acréscimo desse valor (15%).
Desse modo, temos:
Primeiro ano: 100% + 15% = 115% = 115/100 = 1,15
Segundo ano: 100% + 25% = 125% = 125/100 = 1,25
Terceiro ano: 100% + 33% = 133% = 133/100 = 1,33
Quarto ano: 100% + 20% = 120% = 120/100 = 1,20
Agora, aplicamos esses valores na fórmula, sendo .
Convertendo esse valor para porcentagem, obtemos 123%, que corresponde a 100% + 23%. Isso indica que a média do rendimento da empresa é de 23%.
Se tivéssemos um rendimento negativo, por exemplo, -20%, então, faríamos a subtração e não adição: 100% – 20% = 80% = 80/100 = 0,8. Esse seria o valor a ser aplicado na fórmula.
Você também pode se interessar:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.