Medicina não está em 1º lugar! 10 graduações que exigem mais tempo de estudo

Um dos cursos mais disputados não está nem entre os dez primeiros do ranking. Confira a classificação a seguir!

A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, publicou um estudo revelador sobre as graduações que demandam mais empenho dos estudantes. O levantamento focou em identificar quais cursos exigem mais tempo e esforço para que os alunos possam alcançar o tão almejado diploma.

De acordo com a pesquisa, intitulada National 2016 Study of Student Engagement (NSSE), foram analisados dados de diversas universidades. Tal investigação considerou o tempo semanal dedicado à preparação para as aulas, o que incluiu leituras, escritas e atividades práticas.

A lista divulgada destaca cursos que realmente exigem uma dedicação extra dos alunos. A pesquisa não apenas revelou as horas de dedicação, mas também apontou os desafios acadêmicos variados, geralmente enfrentados pelos estudantes de cada graduação.

Alguns cursos exigem mais tempo de estudo que outros (Imagem: Reprodução/Freepik)

Arquitetura lidera o ranking de dedicação

Os alunos de Arquitetura dedicam, em média, 22,2 horas por semana apenas na preparação para as aulas, sem contar o tempo em sala de aula.

Essa carga horária supera em cerca de 2,5 horas o tempo destinado por estudantes de outros cursos e torna o curso de Arquitetura o mais exigente, segundo o estudo. Medicina, curso bastante concorrido e também exigente, costuma demandar 16,41 horas semanais.

Além de Arquitetura, a pesquisa identificou que os estudantes de outros cursos enfrentam jornadas acadêmicas igualmente desafiadoras. Veja os 10 que mais exigem horas por semana de estudo:

  1. Arquitetura – 22,2 horas

  2. Engenharia Química – 19,66 horas

  3. Engenharia Aeroespacial – 19,24 horas

  4. Engenharia Biomédica – 18,82 horas

  5. Biologia Celular e Molecular – 18,67 horas

  6. Física – 18,62 horas

  7. Astronomia – 18,59 horas

  8. Bioquímica ou Biofísica – 18,49 horas

  9. Bioengenharia – 18,43 horas

  10. Engenharia de Petróleo – 18,41 horas

Tais cursos envolvem currículos extensos e rigorosas avaliações práticas e teóricas.

Fatores que aumentam a carga horária

Currículos extensos e conteúdos técnicos são características desses cursos, o que resulta em uma carga horária que vai além das aulas presenciais.

Os estudantes devem lidar com as exigências práticas e as complexas que reforçam a necessidade de um estudo constante. No geral, a pesquisa da Universidade de Indiana evidencia a árdua trajetória dos alunos de algumas graduações, que costumam exigir mais tempo e um empenho exemplar.

O levantamento serve como um importante guia para os estudantes que estão no processo de escolha de carreira, pois eles conseguem avaliar melhor as graduações que valem a pena ou não ingressar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.