Medidas de massa: Grama, quilograma e tonelada

Você sabe o que são as medidas de massa? Se você não sabe, ou têm dúvidas sobre o assunto, esse artigo é para você. Confira.

0

Para entender melhor as medidas de massa, é necessário entender a diferença entre massa e peso. A massa é a quantidade de matéria que um corpo possui, ela é constante em qualquer lugar do planeta e fora dele.

Já o peso, é a força com que o corpo é atraído (gravidade) para a Terra, variando de acordo com o local em que a pessoa se localiza. Um exemplo disso, é o peso do homem na Terra, e o valor do peso na Lua.

A massa do homem na terra ou na Lua tem o mesmo valor, no entanto, o peso é seis vezes maior na Terra do que na Lua. Isso pode ser explicado pelo fato da gravidade terrestre ser seis vezes superior à gravidade da Lua.

Grama

Apesar de a unidade padrão de massa no sistema internacional de unidades ser o quilograma, é o grama que é utilizado na prática como a principal unidade de medida. As medidas maiores de massa são chamadas de múltiplos.

O da grama são: o decagrama (dag), o hectograma (hg) e o quilograma (kg). Já as medidas menores de massa são chamadas de submúltiplos, sendo os da grama: decigrama (dg), o centigrama (cg) e o miligrama (mg).

As conversões do grama são:

1 quilograma (kg) possui 1000 gramas (g)
1 hectograma (hg) possui 100 gramas (g)
1 decagrama (dg) possui 10 gramas (g)

O valor de uma grama é igual a:

10 decagramas (dg)
100 decigramas (cg)
1000 miligramas (mg)

Quilograma

Como visto anteriormente, o quilograma é a unidade padrão de massa no sistema internacional de unidades. Dessa forma, o quilograma, também conhecido por “kg” é a massa de 1 dm³ de água destilada à temperatura de 4ºC.

Quanto ao uso dessa unidade de medida, pode ser usada para contabilizar a massa de produtos de uso doméstico como a carne, arroz, milho, frutas, verduras e legumes. No entanto, para esses produtos também é possível usar o grama.

Tonelada

A tonelada é um múltiplo do grama, sendo que uma tonelada equivale a 1.000.000 g ou a 1.000 kg. Essa é uma unidade muito usada para indicar grandes massas, como por exemplo o peso da carga de um avião ou de um caminhão.

Veja também: Poliedros – O que são, côncavos, convexos, de Platão, regulares

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.