Medidas de tempo

Saiba o que são medidas de tempo. Conheça as principais unidades de medida, as relações entre elas e aprenda a fazer conversões entre horas, minutos e segundos.


As principais medidas de tempo são os dias, as horas e os minutos, pois fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa. Desde o momento em que acordamos até quando vamos dormir, conduzimo-nos por essas unidades de medida.

No Sistema Internacional de Medidas, a unidade padrão para medir o tempo é o segundo (s). Dessa forma, em qualquer lugar do mundo, o tempo é marcado da mesma forma.

Todas as outras medidas de tempo que existem são múltiplos ou submúltiplos do segundo.

Múltiplos e submúltiplos do segundo

A maioria das medidas que usamos expressam quantidades maiores de tempo em relação ao segundo e são chamadas de múltiplos do segundo.

Os dias são formados de horas, as horas são formadas por minutos e os minutos são formados por segundos.

  • 1 minuto = 60 segundos
  • 1 hora = 60 minutos = 3.600 segundos
  • 1 dia = 24 horas = 1.440 minutos = 86.400 segundos

Além dessas unidades, também são múltiplos: semanas, meses, semestres, anos, décadas, séculos, etc.

Por outro lado, existem medidas que expressam quantidades menores de tempo que o segundo. Essas medidas são chamadas de submúltiplos do segundo.

  • 1 décimo de segundo = 1/10 = 0,1 segundo
  • 1 centésimo de segundo = 1/100 = 0,01 segundo
  • 1 milésimo de segundo = 1/1000 = 0,001 segundo

Um exemplo do uso dessas medidas, é em competições esportivas, em que o tempo de um competidor para outro pode ser menor que um segundo, sendo necessário considerar os décimos, centésimos e até milésimos de segundo de diferença.

Conversão de medidas de tempo

Podemos fazer a conversão de qualquer unidade de medida de tempo. Contudo, a conversão mais comum, é entre horas, minutos e segundos.

Transformação de medidas de tempo

Para converter horas em minutos, devemos lembrar que cada hora tem 60 minutos, então, basta multiplicar a quantidade de horas por 60.

De modo semelhante, para converter de minutos para segundos, também multiplicamos por 60, pois cada minuto é formado por 60 segundos.

No entanto, se desejamos obter o contrário, segundos para minutos ou minutos para horas, devemos considerar a divisão por 60.

Observe, também, que podemos estar interessados em converter horas para segundos ou segundos para horas. Nesse caso, devemos lembrar que uma hora tem 3.600 segundos e fazer a multiplicação ou divisão por esse número.

Instrumentos de medida de tempo

Os instrumentos de medida de tempo são objetos que usamos para nos situar no tempo, tais como relógios e calendários.

Os primeiros relógios utilizados pelo homem, foram os relógios de sol. Nesses relógios, a hora era marcada a partir da projeção da sombra de um objeto, que funcionava como um ponteiro.

Relógio de sol - medidas de tempo
Relógio de sol, no qual o tempo era medido a partir da posição do sol.

Ao longo do tempo, os relógios foram se modernizando e deixaram de ser apenas um instrumento de medida para ser, também, um acessório pessoal.

As tecnologias impulsionaram a mecanização e automatização dos relógios e eles ficaram cada vez mais funcionais.

Atualmente, existem relógios de pulso inteligentes com diversas funções, como fazer ou receber ligações e até medição dos batimentos cardíacos.

Relógio inteligente
Relógios modernos com funções que vão além de ver as horas.

Você também pode se interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More