Por que nos lembramos pouco dos primeiros anos da nossa vida?

Há quem diga que tem memórias de alguns momentos da primeira infância, mas a ciência acha difícil ser um relato verdadeiro.

Geralmente, guardamos boas memórias de nossa infância, porém essas são recordações de uma juventude mais estabelecida, de 5 a 11 anos. Por outro lado, os conteúdos iniciais de nossas vidas raramente são lembrados plenamente por nós. Na verdade, a sensação que fica é que esse período foi apagado de nossas mentes, e segundo a ciência, a resposta é semelhante. Assim, se você também tem dúvidas do por que esquecemos da nossa infância, confira esse artigo.

Leia mais: Ausência de vitamina C pode afetar o nosso cérebro, aponta estudo.

Por que esquecemos da nossa infância?

A primeira explicação é que a nossa mente como um todo ainda está em desenvolvimento para os anos seguintes. O que se pode notar na aprendizagem da fala, que acontece de maneira gradual ou quase sempre dentro de uma faixa de idade entre 2 e 3 anos. Antes disso, é praticamente impossível que uma criança consiga falar, embora já tenha capacidade de comunicação.

O mesmo acontece com a memória, pois os nossos cérebros de fato estão isentos de acumular respostas. Assim, a nossa primeira infância é um mistério, geralmente retornado apenas pelos que já eram crescidos na época. Ainda assim, vale destacar que existem diversos estudos que apontam para a presença de conteúdos latentes da primeira infância em nosso subconsciente, e que também eles são cruciais para nos guiar e dirigir a um estado de maior entendimento de nós mesmos.

Por isso, é comum que psicólogos tragam a infância inconsciente dos seus pacientes para que resgatem a consciência como cura para essa inquietação presente.

E se eu lembrar da minha primeira infância?

Segundo a ciência, isso é praticamente impossível, embora não se descarte essa possibilidade. No geral, sabe-se que é comum que passemos por uma fase de “fabulação”, que basicamente consiste na invenção de memória a partir do comentário dos outros. Ou seja, se você cresceu sempre a ouvir uma determinada história dessa pessoa quanto a você, é provável que desenvolva falsas memórias a partir do relato. O que quer dizer que o fato que você viveu naquele momento, mas é incapaz de lembrar, necessita dos relatos de outros para elaborar uma memória única.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.