Tecnologia automotiva: Michelin começa a testar pneus sem ar à prova de furos

A empresa francesa irá lançar um pneu que é mais resistente do que os no mercado, pois não fura. A empresa já iniciou os testes. Os feedback foram positivos e prometem sucesso.

São vários sonhos e ideais os quais nós acreditamos que nunca vão se tornar possíveis, pois parece que eles fogem muito da nossa realidade atual. O que acabamos não levando em consideração é a velocidade com a qual a tecnologia vai transformando o mundo sem que a gente possa perceber todas essas transformações em um curto prazo de tempo. É justamente por causa disso que os carros estão cada vez mais completos. A Michelin pretende ajudar.

Leia mais: Entenda por que calibrar os pneus do seu carro é tão importante

Para acompanhar essa tendência do mercado automobilístico, os pneus também passaram a entrar nessa onda de mudanças e melhorias, portanto, estão trazendo inovações e praticidade para seus consumidores ávidos por novidades. Um dos novos conceitos que vem chamando atenção do mundo todo é o do Sistema Único de Pneu à Prova de Furos (UPTIS), traduzido em português livre.

Entenda melhor o novo conceito e saiba como surgiu

Esta inovação é assinada pela empresa Michelin, uma das mais conhecidas e renomadas marcas de pneus no mercado, onde em 2017 pela primeira vez iniciou os testes deste novo produto. Quem já utilizou, gostou da nova tecnologia implantada. O grande diferencial do UPTIS é capacitação da resolução de um dos maiores “probleminhas” da vida de um motorista, que é quando um pneu é furado.

De acordo com um levantamento feito pela marca francesa, algo em torno de 200 milhões de pneus com vida ativa são descartados no meio ambiente por causa da perda de pressão ou sua ruptura. Por causa disso, o objetivo principal do UPTIS é diminuir esses altos índices, causando um menor impacto no meio ambiente, que apenas materiais renováveis ​​são aplicados para sua composição.

Outro fato importante é que esse produto promete garantir uma maior segurança nas autoestradas. Com isso, é possível reduzir o número de acidentes e problemas entre os motoristas no trânsito.

Como o pneu é produzido e quando vai chegar aos mercados?

A produção de pneus sem ar Michelin também difere em um método de fabricação mais simples do que os modelos convencionais: usando uma impressora 3D. O desenvolvimento do pneu sem ar e resistente a furos da Michelin começou em 2017, logo após o início da cooperação com a empresa estadounidense General Motors.

O início dos testes ocorreu em 2019. Depois deste, outros já foram aplicados nos pneus desde setembro do ano passado em Munique, na Alemanha. O feedback foi bastante positivo.

A Michelin finalmente anunciou que os produtos vão começar a sere vendidos no final de 2024, quando a sua produção passará a ser de larga escala. Informações mais específicas sobre uso e modelo ainda não foram divulgadas pela marca, assim como os preços. Só nos resta aguardar.

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