Misturar álcool e gasolina faz diferença no motor flex? Entenda de uma vez por todas
Muitas pessoas que possuem veículos com motor flex ficam em dúvida quando o assunto é misturar os combustíveis. Será que vale a pena? Clique e saiba mais!
Atualmente, a maioria das frotas de veículos já possui o “motor flex“, que aceita o abastecimento tanto com gasolina, quanto com álcool e etanol.
Muitos acreditam que, conforme o veículo, um tipo de abastecimento pode ser melhor que o outro, quando o assunto for consumo, potência e força de motor e afins.
No entanto, outra grande parcela da população se foca mais na economia: qual dos dois tipos de abastecimento pesa menos no bolso?
É necessário fazer contas para entender qual consome menos por km rodado, seja na cidade ou na estrada. Além disso, há uma questão: existe proporção certa de gasolina e etanol no tanque de um motor flex?
Saiba mais sobre o abastecimento de carros com motor flex
(Imagem: Reprodução/Freepik)
É importante dizer que, todos os motores desse tipo, aceitam o abastecimento de ambos os combustíveis, seja de forma separada ou misturada, em qualquer proporção. A questão é o que você pretende.
Ainda que seja difícil deduzir qual é a melhor proporção de abastecimento de motores flex, muitas pessoas realizam a seguinte conta: 50% de gasolina e 50% de álcool. Isso porque vão conseguir a força e potência do motor, sem comprometer a economia do consumo.
Claro, tudo dependerá do seu carro e onde você vai utilizá-lo no dia a dia. Talvez, na estrada, pensar no consumo seja mais adequado.
Contudo, se o veículo ainda for muito empregado na estrada, a potência do motor também pode ser melhor. Tudo dependerá de qual o seu objetivo no final das contas.
Vantagens e desvantagens dos combustíveis
Entre as vantagens de se abastecer com o etanol, está maior força no motor e um menor percentual de carbono, que emite menos gases nocivos, já que sua fonte é a cana-de-açúcar.
No entanto, o seu uso aumenta o consumo, fazendo com que você tenha de abastecer mais vezes e, conforme o caso, até gastar mais dinheiro.
Já para a gasolina, a maior vantagem de todas é o consumo. Ainda que seja um combustível mais caro, ela funciona melhor, e você deve parar menos vezes para abastecer o veículo.
Financeiramente, há uma conta que deve ser feita para saber qual está valendo mais a pena. O cálculo é obtido em um índice que varia de 70% a 75% de diferença de consumo entre os dois.
Ou seja, se o litro do etanol custar até 70% do valor do litro da gasolina, ele será mais vantajoso. Do contrário, o combustível derivado do petróleo ainda é mais econômico.
Comentários estão fechados.