Modernos? Nem tanto: 5 objetos são mais antigos do que você pensa
Alguns objetos que usamos ainda hoje são mais antigos do que você imagina. Conheça algumas curiosidades que vão te surpreender.
Alguns objetos são tão comuns em nosso dia a dia que raramente paramos para refletir sobre a história por trás deles. Por mais que se pareçam muito recentes, na verdade, são muito antigos. Mais antigos do que você imagina! Conheça algumas curiosidades que vão te surpreender.
Leia mais: Por que o pistache é tão caro? 4 curiosidades explicam isso
Saber mais sobre o surgimento desses itens é uma forma interessante de obter uma nova perspectiva sobre o passado e acompanhar a evolução ao longo do tempo. Muitas coisas que consideramos modernas são, na verdade, muito mais antigas do que imaginamos.
Mais antigos do que você pensa!
Isso acontece porque, no passado, as pessoas buscavam soluções práticas e inovadoras para resolver os problemas enfrentados pela humanidade. Por isso, até mesmo nos objetos que usamos diariamente, há muitas histórias que contam como as populações viveram antes de nós.
O conhecimento pode revelar, por exemplo, os costumes e a cultura que faziam sentido há muito tempo, e como esses objetos continuam úteis até hoje, além das evoluções que ainda podem sofrer.
São histórias fascinantes de objetos que resistem ao teste do tempo. Nem tudo o que está em nossas mãos hoje é uma invenção recente. Por isso, veja a história por trás de alguns itens que são muito mais antigos do que você imagina:
- Cadeira dobrável: elas remontam a cerca de 600 anos depois de Cristo, e uma delas foi encontrada no túmulo de uma mulher medieval. Elas simbolizavam status entre a elite, sendo acessíveis apenas aos poderosos. Em cemitérios medievais na Europa, por exemplo, já foram encontradas cadeiras dobráveis há muito tempo.
- Canudo de festa: eles surgiram na antiga Rússia, onde arqueólogos encontraram vários canudos feitos de metais preciosos em escavações antigas. Eles eram usados inicialmente para tomar cerveja.
- Videochamada: em 1964, na Feira Mundial em Nova Iorque, foi apresentado um aparelho curioso que permitia videochamadas. Porém, devido ao alto custo, essa inovação era acessível apenas para poucos.
- Isqueiro: o primeiro foi inventado em 1823 por um químico alemão. Ao longo dos anos, evoluíram, e os isqueiros a gás começaram a ser comercializados na década de 60, até que em 1971 surgiu o primeiro isqueiro com chama ajustável.
- Preservativos: remontam a cerca de 12.000 a 15.000 anos atrás, quando eram feitos de intestinos, tecidos e órgãos de animais. No Antigo Egito, cerca de 1.000 anos antes de Cristo, pedaços de pano embebidos em esterco de crocodilo eram utilizados como método contraceptivo.
Comentários estão fechados.