Moldaram a história: as 6 MAIORES civilizações da Idade do Bronze
A Idade do Bronze foi um período de diversos avanços para a humanidade, sendo eles trazidos pelas maiores civilizações da época, que contribuíram para diversas áreas, como literatura, engenharia, arquitetura e artes.
A Idade do Bronze, um período crucial entre as eras da Pedra e do Ferro, marcou o início de avanços significativos na história da humanidade, como a escrita, por exemplo.
Durante esse período, civilizações e culturas históricas surgiram, contribuindo para a evolução das sociedades humanas. Continue lendo para, abaixo, conhecer as seis maiores civilizações da Idade do Bronze e entender o impacto de cada uma delas!
1. Império Acádio
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
O Império Acádio, uma antiga civilização mesopotâmica fundada por volta de 2350 a.C. por Sargão I, é reconhecido como um dos primeiros impérios da história.
Controlando vastos territórios na Mesopotâmia, partes do Irã e do Levante, o Império Acádio desempenhou um papel crucial no florescimento das rotas comerciais da região.
Por outro lado, sua queda em 2150 a.C. levou a um período de declínio regional, fome e seca na Mesopotâmia.
2. Canaã
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
Canaã, centrada na Palestina moderna e presente nos territórios do Líbano, Síria, Jordânia e Israel atuais, era uma civilização com raízes desde o Paleolítico (2,5 milhões de anos até 12 mil anos atrás) e cidades que prosperaram durante a Idade do Bronze.
As cidades cananeias estabeleceram rotas comerciais com civilizações vizinhas, como o Egito. No entanto, o misterioso colapso durante a época levou ao surgimento dos hebreus e dos reinos de Israel e Judá.
3. Novo Império Egípcio
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
O Novo Império Egípcio, de 1550 a 1070 a.C., foi uma era marcante na história do Egito antigo. Durante o período, o termo “faraó” foi usado pela primeira vez para se referir aos reis da nação.
Com o florescimento da diplomacia estrangeira e do comércio, o Novo Império Egípcio deixou um legado com registros escritos que sobrevivem até hoje.
4. Civilização Minoica
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
Fundada em Creta por volta de 2000 a.C., a Civilização Minoica, também conhecida como cretense, influenciou a arte, arquitetura e cultura em toda a Europa Ocidental.
Com seus complexos palacianos, joias de ouro e cerâmica avançada, os minoicos deixaram uma marca na história, sendo reconhecidos até hoje pela sua contribuição nas artes.
5. Império Assírio
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
O Império Assírio, existente de 2500 a.C. a 604 a.C., abrangeu vastas regiões do Mediterrâneo até a Pérsia e do Cáucaso até o Egito.
Reconhecido por seus avanços tecnológicos, inclusive o uso de bronze e ferro na guerra, bem como uma extensa rede de estradas, os assírios eram uma civilização com forte influência militar.
6. Suméria
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
A Suméria, fundada por volta de 4500 a 4000 a.C., é uma das civilizações mais antigas da história. Com cidades-estado monárquicas como Uruk, Ur e Nipur, os sumérios colaboraram para que o mundo se tornasse o que é hoje.
Eles inventaram a escrita cuneiforme, feita com uma ferramenta de cunha, e estabeleceram as leis mais antigas conhecidas. Sua arte e arquitetura modernas para a época também deixaram um grande legado.
Comentários estão fechados.