Musculação: mais frequência ou mais intensidade? Veja o que diz nova pesquisa
Estudo da Austrália com universidades japonesas chegaram a conclusão interessante sobre ganho força e de massa muscular.
Com o verão se aproximando, muita gente recorre às academias para chegar ao tão sonhado shape definido. Além de dúvidas sobre dieta, descanso e suplementação, uma das perguntas mais feitas entre os praticantes de musculação é: deve-se treinar com mais frequência ou com mais intensidade? Um estudo recente parece ter achado a resposta para esta pergunta.
Leia mais: Exercícios físicos que podem ser feitos em casa e dão resultado de academia
De acordo com uma reportagem da Agência Einstein, uma pesquisa australiana, feita em parceria com universidades japonesas, concluiu que: exercícios físicos todos os dias e com intensidade moderada têm mais efeito no ganho de massa muscular do que exercícios mais intensos em menos dias da semana.
Musculação com mais peso ou treinar mais vezes? Eis a resposta
Os resultados foram publicados no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. A pesquisa dividiu os voluntários em três grupos: um fez uma série de seis contrações no braço uma única vez por semana; outro fez o mesmo exercício cinco dias na semana; e o último, cinco séries de seis contrações uma vez na semana.
Pelo período de quatro semanas, os voluntários foram acompanhados de perto pelos cientistas. No final concluiu-se que aqueles que treinaram cinco vezes por semana tiveram um aumento de força muscular de aproximadamente 10%, em comparação com quem treinou apenas uma vez.
No quesito aumento de volume de músculos, o grupo que treinou mais intensamente uma vez por semana também teve um bom resultado.
Outros exercícios para ganhar massa muscular
Muita gente pensa que aeróbicos podem te fazer ganhar mais força no músculo, mas os profissionais da área da saúde são bem claros quanto a essa informação. Exercícios como caminhada, natação ou bicicleta não são eficazes no ganho de força.
Eles, entretanto, ajudam no gasto calórico e na queima de tecido adiposo, as famosas “gordurinhas”. Por isso, podem deixar os músculos do corpo mais aparentes.
Comentários estão fechados.