Músicas Folclóricas: Canções do folclore brasileiro

O que você pensa quando ouve a palavra “folclore”? Histórias, mitos, festivais, canções, dança, máscaras, enigmas, artesanato, crenças...

1

O que você pensa quando ouve a palavra “folclore”? Histórias, mitos, festivais, canções, dança, máscaras, enigmas, artesanato, crenças… Todos estes e muito mais estão compreendidos no termo folclore.

A palavra, literalmente significa, “o aprendizado do povo” (Folk-Lore) – foi cunhada por William J. Thoms em 1846. Ela se refere às ideias e valores compartilhados por um grupo particular. Essas ideias são expressas através da arte, literatura e práticas.

Essas práticas são geralmente transmitidas de geração em geração por comunicação oral. Há uma tendência a subestimar o valor das tradições orais, pois não há registros escritos e, portanto, não se baseiam em fatos.

Os mitos são considerados como não sendo fatos e, portanto, não acrescentam nenhum valor ao nosso entendimento. Mas talvez isso se deva ao nosso ponto de vista moderno, que toma fatos apenas de fontes escritas e não considera nada mais real.

Por outro lado, pode-se argumentar que através da tecnologia moderna que usamos hoje, também estamos vivendo a maior parte do tempo com imagens, sons, efeitos e filmes que não são fontes escritas.

Entretanto estamos tomando decisões com base nesses fatores e estão sendo influenciados por essas fontes de comunicação. Histórias, símbolos, jogos, práticas, rituais também são formas semelhantes de comunicação visual ou auditiva. Eles contêm conhecimento sobre um determinado grupo ou sociedade e têm impactos psicológicos nos seres humanos que fazem parte deles.

Tradições

O folclore examina tópicos como a terra, o sol, a lua, os fenômenos naturais e os ritos ao longo da vida do indivíduo. Além disso abordam os papéis masculinos e femininos, as associações, as hierarquias e muitos outros tópicos relacionados à vida humana.

Embora as tradições possam remontar a milhares de anos e há muitos fatores a considerar ao tentar entender um determinado costume. O folclore é retratado em diversas canções brasileiras. Elas auxiliam na aprendizagem dos mitos e das tradições de povos antigos de nosso país.

Confira a seguir algumas canções que retratam o folclore brasileiro:

1 – Pererê – Valter Silva

2 – A Cuca Te Pega – Cássia Eller

3 – Música do Boitatá

4 – Lenda do Boi-Bumbá

5 – Escravos de Jó

6 – Marcha Soldado

7 – Meu Limão, Meu Limoeiro

8 – Pai Francisco

9 – A Canoa Virou

10 – Alecrim Dourado

11 – Se essa rua fosse minha

12 – Boi da cara preta

13 – Cai cai balão

14 – Ciranda Cirandinha

15 – Pirulito que Bate Bate

você pode gostar também
  1. laços e tiaras Diz

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.