Plano de aula sobre teia alimentar

Os alunos discutirão as teias alimentares e como os animais interagem em na biosfera. Além disso eles podem fazer um modelo de teia alimentar oceânica.

Esse Plano de aula sobre Teias Alimentares foram desenvolvidas especialmente para ensinar os alunos de maneira fácil e interativa. Confira:

Objetivo: Os alunos discutirão as teias alimentares e como os animais interagem em na biosfera. Além disso eles podem fazer um modelo de teia que mostra como os animais obtêm sua energia de outros animais e do sol.

Materiais necessários:

  • Papel amarelo para os alunos fazerem pequenos sóis tridimensionais (pode ser papel de rascunho ou papel branco pintado de amarelo);
  • Marcadores;
  • Giz de cera ou lápis para colorir;
  • Lápis;
  • Papel para escrever, etc.

Lição

  • Leia um livro sobre o oceano.
  • Se nenhum livro estiver disponível: desenhe ou projete uma imagem de um tubarão no quadro.
  • Pergunte aos alunos de onde os tubarões obtêm sua energia.
  • Lidere uma discussão sobre como predadores como tubarões, humanos, leões, obtêm sua energia.

Durante a aula

  • Explique aos alunos que existem algumas coisas vivas na Terra que não consomem comida como energia. Pergunte se eles podem pensar em algum exemplo. (plantas)
  • Pergunte aos alunos de onde as plantas obtêm sua energia.
  • Explique que as plantas obtêm sua energia do sol.
  • Diga aos alunos que existem algumas criaturas especiais semelhantes a plantas no oceano que também obtêm sua energia principalmente do sol. Elas são chamadas de fitoplâncton.
  • Escreva a palavra fitoplâncton no quadro. (Esteja preparado para comentários sobre o plâncton do Bob Esponja)
  • Pergunte aos alunos se eles sabem quais animais comem fitoplâncton. (krill, entre outros)
  • Escreva Krill no quadro e explique que muitos peixes pequenos dependem do krill, que é um pequeno animal parecido com camarão. (As baleias também comem krill, mas para o propósito da cadeia alimentar que leva ao tubarão, você não precisa se concentrar na baleia para esta lição).
  • Explique que os peixes comem krill.
  • Pergunte aos alunos quais animais comem peixe. (Muitos animais comem peixe, mas certifique-se de falar sobre focas).
  • Pergunte aos alunos quais animais comem focas. (Tubarões)

Prática guiada

Os alunos podem escrever um resumo da atividade do dia usando as novas palavras que aprenderam. O resumo pode ser mais elaborado ou mais simples, com base no programa de redação da turma.

Exemplo:O oceano é um lugar interessante por muitas razões. Existem muitos predadores no oceano que procuram por presas para comer. Os tubarões gostam de comer focas. Focas gostam de comer peixes. Os peixes gostam de comer krill. Krill gosta de comer fitoplâncton. O fitoplâncton obtém sua energia do sol e de outros minerais no oceano.

Fechamento

Os alunos podem ler a sua escrita e discutir a atividade usando o vocabulário da turma.

Avaliação

Os alunos farão um modelo mostrando como os animais do oceano interagem na cadeia alimentar de energia.

Diferenciação

O professor pode trabalhar com os alunos em pequenos grupos, para atender aqueles que precisam de assistência extra. Alunos que relutam em participar podem trabalhar com um parceiro. O professor pode fornecer pistas verbais e físicas para ajudar os alunos.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.