Na Espanha, homens e mulheres podem andar nus na rua; quem tem coragem?
O tribunal da justiça espanhola causou alvoroço com nova decisão após apoiar um homem que andou nu pelas ruas da cidade; entenda o caso!
Durante a última semana, a Espanha esteve em evidência por dois acontecimentos: o caso de estupro envolvendo Daniel Alves, jogador da seleção brasileira, e um homem que andou pelado pela rua e garantiu a defesa do tribunal de justiça. Certamente, não foi uma semana comum para os espanhóis.
Ao andar sem roupas pela cidade de Valência, em Aldaia, um homem foi multado pela atitude. A curiosidade é que o órgão que dita a justiça no país saiu em defesa do homem que ainda tentou comparecer ao julgamento do caso estando nu. O tribunal de justiça afirmou que existe uma brecha na lei que autorize andar sem roupas publicamente, por isso defendeu o homem nu pelas ruas da cidade.
Na Espanha, nudez pelas ruas é autorizada dependendo da cidade
O rapaz, Alejandro Colomar, com 29 anos de idade, também tentou comparecer ao tribunal despido das roupas, mas desta vez o tribunal de justiça não perdoou e não permitiu que participasse da audiência sem as vestimentas. A decisão do tribunal afirmou que em Aldaia não existem leis que proíbam a nudez pública, defendendo o rapaz.
Alejandro, em sua defesa, informou que as multas foram contra ao direito do cidadão espanhol e da liberdade de ideologia. O caso vem acontecendo desde 2020, quando o rapaz decidiu que tiraria as roupas em público, como ele mesmo afirmou em uma entrevista a Reuters. Em um desses casos, ele afirmou que chegou a ser ameaçado por outras pessoas com uma faca.
Alejandro diz que a multa não deveria ser aplicada, sendo acusado de se exibir de forma indevida publicamente. Sim, e o rapaz estava certo! O ato de nudez pública não é proibida na Espanha desde 1988, garantindo que a pessoa possa andar na rua, sem roupa e sem multa.
Para esse caso, por exemplo, existem algumas exceções, como é o caso de Valladolid e Barcelona, pois são lugares que possuem as próprias leis sobre a nudez em público pelas ruas da cidade.
Comentários estão fechados.