Não fazer nada: sinal de ser desocupado ou cuidado com a saúde mental?
Nem sempre é preciso trabalhar enquanto eles dormem.
Sabe aquela frase muito conhecida no mundo dos coachs, “trabalhe enquanto eles dormem”? Algumas pessoas a tomam como lição de vida exclusiva, ocupando-se de excessivos trabalhos para mostrar certa produtividade e competência profissional.
Todavia, pesquisas mostram que não fazer absolutamente nada pode ser benéfico para a saúde mental, além de ser rejuvenescedor. Leia este artigo e entenda mais sobre esse novo estudo.
Leia mais: Levantamento aponta que venda de computadores no Brasil está em alta
O preconceito contra o “não fazer nada”
Passar muitos anos da vida trabalhando para conseguir a preciosa aposentadoria é o sonho de muitas pessoas. Algumas, entretanto, se perguntam o que farão após esses longos anos de labuta.
Há quem opte por montar o próprio negócio e continuar trabalhando, mas outras simplesmente preferem descansar. Contudo, o preconceito criado entre a ideia de ‘não fazer nada’, às vezes, acaba deixando as pessoas inibidas, aterrorizadas e intoleráveis.
Como eram pessoas ativas, entregar-se a uma vida de contemplação pode não ser algo tão bem visto. Uma pesquisa recente, no entanto, mostrou que não fazer nada em algum momento da vida não reflete incapacidade ou preguiça, mas pode fazer muito bem para a saúde mental do ser humano. Além disso, as pessoas deveriam separar 30 minutos do dia para a prática de não fazer nada.
Por que não fazer nada?
Um dos principais males que atingem as pessoas atualmente é a ansiedade. Ela se resume a uma emoção relacionada ao medo, que tem alguns efeitos previsíveis em nossa fisiologia. Por exemplo, quando se está preocupado, a ansiedade tende a formular pensamentos que aceleram seu coração.
Assim, ter uma prática de se desligar de tudo e não fazer absolutamente nada pode ser benéfico, na medida que influencia diretamente no controle da ansiedade e do nervosismo que interfere na sua vida diária.
Você pode escolher trinta minutos diários para fazer isso. Escolha um lugar tranquilo da sua casa – pode ser apreciando a vista da janela, o sofá confortável ou o jardim – e aprecie o momento. Tente focar na sua respiração e nos seus batimentos. Se quiser, pode até colocar uma música tranquila para relaxar.
Comentários estão fechados.