Não gostam de ler? Veja por que as pessoas leem cada vez menos

Dados de pesquisa feita no Reino Unido constatou a queda na quantidade de leitores na Europa. Mas na América a situação também não é tão boa.

A leitura é um hábito saudável que prende nossa atenção, ajuda a exercitar a memória e proporciona muito conhecimento, além de melhorar a capacidade de interpretação das pessoas.

No entanto, elas têm lido menos ultimamente, é o que mostram algumas pesquisas realizadas nos últimos anos.

Em 2019, a Kantar Media, no Reino Unido, fez um levantamento e apontou que apenas 51% dos adultos têm esse hábito e leram pelo menos um livro um ano antes. Porém, 49% sequer leu um livro no período.

América tem mais hábito de ler

Hábito de leitura em xeque: veja o motivo da queda – Foto: Pixabay/Reprodução

Embora seja surpresa para muita gente, aqui na América, do Norte ao Sul do continente, os números da leitura são melhores. Apenas 27% dos entrevistados não havia lido nada no ano anterior.

Ainda assim, a quantidade de leitores assíduos caiu de 56% para 52% entre 2015 e 2019. E isso vem gerando preocupação, pois ler é um hábito dos mais importantes para o conhecimento.

De modo geral, a leitura vem ficando para trás e, de acordo com muitos especialistas, um dos motivos é a internet.

Afinal de contas, com a ampliação das redes sociais, o acesso fácil a celulares e computadores deixa as pessoas menos propensas a lerem um livro físico.

Além disso, muita gente ainda tem resistência em ler livros através da internet, os chamados e-books.

Por isso, essa geração cada vez mais tecnológica tem tido cada vez menos acesso à leitura.

As bibliotecas públicas, onde antes as pessoas iam para ler e pesquisar, ficam mais vazias. E os jovens, muitas vezes, nem têm em quem se espelhar para adquirir o hábito.

Economia também influencia

Outro ponto importante que atrapalha o hábito da leitura é a economia. Livros custam dinheiro e, muitos deles, são relativamente caros.

Em tempos de crises econômicas e o orçamento apertado em casa, a leitura fica em segundo plano. Ninguém vai deixar de pagar uma conta ou comprar comida para ler um livro.

Consequentemente, esse rico hábito que enriquece a mente das pessoas fica ainda mais raro. E a tendência é que até piore nos próximos anos.

A falta de tempo também vem sendo um grande desafio para as famílias. Vale lembrar que muitas pessoas hoje têm dois, até três, empregos para manter uma renda razoável. Assim a leitura fica mesmo para trás.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.