NASA descobre algo INCRÍVEL em buraco negro supermassivo; descubra o que é
E para deixar o assunto ainda mais quente, a agência espacial norte-americana informou que o fenômeno pode causar efeitos na terra. Saiba mais!
Os buracos negros supermassivos são objetos que ficam localizados no centro da maioria das galáxias, incluindo também a nossa Via Láctea. Sua potência é tão intensa que até a luz sofre influência desses astros misteriosos.
Acontece que a luz, por mais rápida que seja, é atraída para o buraco negro supermassivo, liberando quantidades de energias em formato de raio-x, luz visível e jatos de partículas carregadas de alta energia.
Nova descoberta sobre buracos negros supermassivos
A NASA fez um anúncio surpreendente no mês de julho, após várias idas ao espaço. A descoberta foi publicada na revista renomada Nature.
A instituição espacial relata que buracos negros supermassivos foram possíveis de observar a partir de missões espaciais. Nelas, foi percebida uma intensidade de luz extremamente brilhante posicionada para a Terra.
A NASA afirma que não precisamos nos preocupar com algo grave, pois o buraco negro, conhecido como Markarian 421, está a mais ou menos 400 milhões de anos-luz do nosso planeta. Essa é considerada uma distância segura o suficiente.
(Imagem: Divulgação)
O buraco negro Markarian 421 pode se estender por milhões de anos-luz. A quantidade de partículas nele se aceleram na velocidade da luz. Isso emite do local uma quantidade alta de energia, comportamento que o próprio Einstein previu em seus estudos.
Esses jatos apresentam um brilho intenso, desencadeando um efeito semelhante ao que podemos notar no som de uma sirene de ambulância (conhecido como efeito Doppler). Ou seja, o jato se intensifica quando a visão é apontada para ele ou o observador fica mais próximo do fenômeno.
Dessa forma, tal buraco negro supermassivo é tão luminoso e cheio de energia que pode eclipsar todas as estrelas presentes em uma galáxia de tamanho médio de uma só vez.
Essas descobertas são extremamente importantes para compreensão do universo, pois demonstram em detalhes fenômenos cósmicos importantes e que podem ter, de alguma forma, influência sobre a vida na Terra.
Comentários estão fechados.