Importante mudança no INSS facilitará a vida de milhares de segurados
O órgão promete agilizar o procedimento de análise de requerimentos.
Embora o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja uma espécie de “porto seguro” para os trabalhadores do país, o serviço apresentado por ele não é muito satisfatório. A demora na análise dos requerimentos tem sido um problema recorrente, gerando insatisfação e angústia aos segurados. No entanto, uma resolução para esse problema parece estar por vir.
Processo de requerimento INSS passará por uma mudança importante
Recentemente, o INSS divulgou uma excelente notícia para os segurados que estão aguardando a concessão de benefícios previdenciários. Segundo o órgão, o tempo de espera para a análise dos requerimentos passou por uma considerável redução. O tempo que podia chegar em até 6 meses, agora passará a ter uma média de 45 dias.
Essa melhoria nos prazos se deve a um conjunto de medidas adotadas pelo INSS. Dentre elas, estão: revisão de processos internos, ampliação da equipe de servidores e implementação de tecnologia que agilizam o atendimento e a análise dos requerimentos.
O que é preciso para dar entrada na aposentadoria?
Essa redução no tempo de espera é uma ótima notícia para os segurados, que muitas vezes ficam meses aguardando a concessão de benefícios. Com a redução dos prazos, os segurados terão seus requerimentos analisados de forma mais rápida e eficiente, garantindo uma resposta mais ágil por parte do órgão.
O que é preciso para dar entrada na aposentadoria?
Para aqueles que desejam dar entrada no processo de aposentadoria, é necessário atender alguns requisitos, principalmente os de tempo de contribuição e idade. É importante lembrar que existem diferenças entre segurados homens e mulheres. Primeiramente, o tempo mínimo de contribuição ao INSS para homens é de 20 anos, para mulheres o tempo é menor: 15 anos. Em relação à idade, para os homens, a idade mínima é de 65 anos, já para as mulheres, 62.
Além disso, é necessário que o trabalhador esteja em dia com as contribuições e que possua todos os documentos necessários para o processo de aposentadoria. São eles:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- PIS/PASEP e NIT;
- Certidão de Tempo de Contribuição;
- Carnês de contribuição;
- Carteiras de trabalho.
Comentários estão fechados.