Pesquisa alerta: Chá ‘saudável’ pode comprometer a saúde do fígado
Apesar dos estudos que comprovam a relação entre o consumo deste chá e o combate ao câncer, ele pode gerar inflamação ao fígado.
Os chás são uma forma natural de conseguir investir em nossa saúde de forma preventiva. Inclusive, a ciência moderna já comprovou os benefícios de diversos chás para diversas utilidades. No entanto, novos estudos também mostraram que existem contrapontos. Por exemplo, nova pesquisa aponta um chá que pode causar problemas no fígado.
Novas descobertas sobre o chá verde
Por muito tempo, o chá verde foi tido como um dos mais saudáveis e de fato a ciência já comprovou que a bebida tem diversos efeitos positivos.
No entanto, é de fato preciso pôr essas informações em contraponto com o que estudos recentes dizem. Isso porque pesquisadores do Clait Health Service, de Israel, apresentaram algumas contraindicações da bebida.
Mais precisamente, o estudo recente aponta a relação entre o consumo intenso de chá verde com o desenvolvimento de problemas do fígado. No caso, os pesquisadores conseguiram identificar que existem toxinas botânicas na planta que gera uma reação metabólica perigosa. Em última instância, essa reação pode levar a um quadro de inflamação do fígado.
Ademais, o mesmo estudo demonstrou que o consumo do chá verde é capaz de criar a lesão hepática induzida por ervas. Trata-se de um problema pouco conhecido, com apenas 100 registros em todo o mundo, mas que pode ser muito grave. Inclusive, a reversão desse quadro pode levar anos para acontecer.
Benefícios de consumir essa bebida
Como já mencionamos, são diversos os benefícios que a ciência já comprovou para quem consome de forma moderada o chá verde. Por exemplo, diversos estudos já comprovaram que ter uma rotina de beber o chá verde pode levar à prevenção do câncer de mama e de próstata. Além de contribuir bastante para a saúde cardiovascular das pessoas.
Isso sem falar do conhecido efeito do chá verde para o emagrecimento, já que proporciona a queima de gordura no organismo. Logo, podemos concluir que o exato não é simplesmente parar de consumir chá verde. Na verdade, o importante será saber moderar, como reduzir o consumo a apenas duas ou três vezes na semana.
Comentários estão fechados.