Estudo indica que Nova York está submergindo por causa de seu próprio peso

Conheça os impactos potenciais para a cidade e seus habitantes, bem como os esforços em andamento para lidar com essa situação.

De acordo com um estudo recente, a cidade de Nova York está gradativamente afundando, devido aos imensos prédios que caracterizam sua paisagem urbana.

Os especialistas alertam que a cidade está se tornando cada vez mais vulnerável a inundações e ao aumento do nível do mar, consequências das mudanças climáticas.

O que o estudo indica?

Em 2020, a metrópole de Nova York possuía uma população de 8,8 milhões de habitantes, tornando-a a mais populosa dos Estados Unidos. Naturalmente, para acomodar essa imensa população e suas atividades, a construção de prédios cada vez maiores é uma necessidade.

A pesquisa, publicada na revista Earth’s Future, sugere que o próprio peso da cidade pode estar comprimindo o solo sobre o qual ela foi construída, contribuindo para o aumento do nível do mar na região e tornando as inundações mais perigosas.

Os pesquisadores buscaram entender como o peso de uma cidade pode influenciar o aumento do nível do mar em sua área, e Nova York, devido ao seu tamanho, foi o local perfeito para essa investigação.

A equipe de pesquisa avaliou como a extensa infraestrutura da cidade impacta o afundamento do solo, fenômeno conhecido como subsidência, que pode ser causado por processos naturais, como a erosão, ou por atividades humanas, como a mineração.

O primeiro passo dos pesquisadores foi determinar o peso da cidade que, para fins deste estudo, compreende todas as 1.084.954 estruturas distribuídas pelos seus cinco distritos.

Em seguida, criaram um modelo em grade da cidade e analisaram a “pegada” e a altura de cada edifício a partir de um banco de dados. Usando normas de construção, eles conseguiram calcular o peso em cada quadrado da grade.

Os cálculos dos geólogos indicam que as estruturas em Nova York exercem uma pressão combinada de 764 bilhões de quilos sobre o solo.

Conforme o estudo, o centro financeiro dos Estados Unidos está afundando a uma taxa média de um a dois milímetros por ano. Alguns locais, construídos sobre terrenos mais frágeis ou aterrados, estão afundando até 4,5 milímetros por ano.

Entretanto, Tom Parsons, pesquisador líder do estudo, argumenta que a solução não é a construção de menos edifícios. Segundo ele, o principal motivo do afundamento em Nova York é o movimento tectônico.

A previsão é que esse afundamento intensifique os efeitos do aumento do nível do mar, decorrentes do aquecimento global e do derretimento das calotas polares em todo o mundo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.