Novo GOLPE envolve álbum de figurinhas da Copa do Mundo
A Copa do Mundo começará em breve, então milhares de pessoas estão se dedicando à missão de completar o álbum. Os golpistas estão de olho na movimentação.
Nos últimos meses, nós vimos um grande alvoroço envolvendo o álbum e figurinhas da Copa do Mundo 2022. Muitos jovens, adolescentes e até adultos estão presos a uma busca intensa por figurinhas para completar o álbum. Quando não é isso, querem encontrar as encontrar figuras raras para vendê-las na internet.
Leia mais: Atenção para o novo golpe aplicado por criminosos no trânsito
Com isso, um novo golpe está surgindo. Os criminosos estão enviando link por meio do WhatsApp em uma mensagem que informa que a pessoa ganhou figurinhas grátis. Se você recebeu esse tipo de contato, fique de olho e não abra o link de jeito nenhum!
Copa do Mundo 2022
O evento começará muito em breve. Não é à toa que temos visto milhares de pessoas querendo completar esse álbum criado pela empresa Panini. A movimentação do dinheiro chama atenção, logo os criminosos estão se aproveitando da empolgação dos fãs – e também o preço que o álbum e as figurinhas estão custando – para promover uma onda gigantesca de golpes onde supostamente estão dando mais de 400 pacotes de figurinhas gratuitamente.
Conforme informado pela famosa agência de segurança cibernética, Kaspersky, o novo esquema ocorre por meio de mensagens enviadas no WhatsApp. O contato vem acompanhado de um link que pode conter o seguinte assunto “acesse e concorra ao álbum com mais de 400 estampas’’. Para que o golpe seja um sucesso, o usuário deve clicar e inserir os dados pessoais para reivindicar o suposto prêmio.
Segundo o porta-voz da empresa Kaspersky na América Latina, Fabio Assolini: “No caso do álbum de figurinhas de futebol, a campanha é falsa porque o seu objetivo real é fazer com que a pessoa se cadastre em sites de rifas ou sites de apostas suspeitos”.
No momento em que o usuário acessar o link, ele será levado para uma pesquisa com inúmeras perguntas básicas sobre o álbum e sobre a Copa do Mundo. Ali também é revelado quantas unidades estão disponíveis. Há alerta que induz o usuário se apressar, pois poderá ficar sem o suposto prêmio em breve.
Ao final do preenchimento da pesquisa, a pessoa irá reivindicar o prêmio. Com isso, a pesquisa solicitará que a vítima encaminhe o link com essa promoção falsa para os seus contatos no aplicativo.
Essa é uma forma de os criminosos manterem o golpe se espalhando entre as pessoas.
Segundo especialistas, os criminosos garantem uma certa quantia de dinheiro, pois a cada vez que uma vítima cai na armadilha, se inscrever e encaminha o link para terceiros, eles recebem uma “comissão” por cada acesso realizado.
Comentários estão fechados.