Ministério da Saúde incorpora ao SUS mais um medicamento
De acordo com Portaria, a medicação deve começar a ser distribuída aos cidadãos em até 180 dias.
A osteoporose é uma doença crônica, caracterizada pela perda progressiva da massa óssea, o que torna os ossos enfraquecidos e, consequentemente, mais susceptíveis a fraturas. Nesse sentido, a partir de uma Portaria aprovada recentemente foi incorporado um novo medicamento para osteoporose no SUS. Confira agora tudo que você precisa saber sobre essa novidade.
Leia mais: Confira novo valor previsto para o salário mínimo em 2023
Perfil das pessoas acometidas pela osteoporose no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a osteoporose é atualmente a principal causa de fraturas na população com idade acima dos 50 anos. Acomete principalmente mulheres na pós-menopausa, apesar de todos os idosos estarem propensos a desenvolvê-la, uma vez que a idade é um dos fatores de risco mais importantes para essa doença.
Ministério da Saúde inclui novo medicamento para osteoporose no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela distribuição de centenas de medicamento à população, e o mais novo remédio incluído na lista foi o ácido zoledrônico, que é utilizado no tratamento da osteoporose para pacientes que apresentam dificuldades de deglutição ou intolerância aos bisfosfonatos orais.
A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (21), e está de acordo com o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas no Ministério da Saúde. O ácido zoledrônico deverá ser oferecido para os usuários do SUS no prazo de até 180 dias.
Mecanismo de ação do ácido zoledrônico
Segundo informações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que faz parte do MS, esse medicamento foi incluído na lista dos remédios utilizados para tratamento da osteoporose disponibilizados no SUS devido a sua elevada capacidade de ligar-se ao osso mineralizado.
Após ser administrado, o ácido zoledrônico alcança seu pico de ação rapidamente e atua nos ossos inibindo o desequilíbrio existente entre a reabsorção de cálcio e a remodelação óssea.
Quais são as outras opções de medicamentos para osteoporose existentes no SUS?
Atualmente o SUS já disponibiliza vitamina D e cálcio, estrógenos conjugados, raloxifeno, bisfosfonatos orais (alendronato e risedronato) e calcitonina (spray nasal) para o tratamento da osteoporose.
Comentários estão fechados.