Não caia no golpe do Pix de Natal; Nubank faz alerta!

Com a facilidade de compartilhamento de fake news pelo WhatsApp, bandidos estão se aproveitando para aplicar golpe que promete Pix de R$ 50 para o usuário.

No fim de ano, o número de tentativas de golpe aumenta, pois mais pessoas procuram fazer um dinheiro extra e não se atentam aos perigos. Um exemplo é a suposta campanha “Nubank Natal Feliz”, que tem sido espalhada principalmente pelo WhatsApp para quem é cliente do banco virtual.

O Nubank está alertando sobre o novo golpe para seus clientes, pedindo que denunciem a fraude e não repassem a mensagem para que outras pessoas não caiam nesse golpe.

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Como funciona o golpe?

A falsa campanha está sendo repassada principalmente por aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Telegram. A mensagem vem com uma imagem do banco Nubank e solicita que os clientes cliquem no link falso para que eles possam ganhar R$ 50 no Pix.

Os bandidos escrevem a mensagem de forma a parecer que o resgate tem que ser feito urgentemente, para que o usuário recupere o dinheiro antes dos Pix serem esgotados. Esse tipo de golpe com senso de urgência é uma prática que está ficando cada vez mais comum e é bastante eficaz.

Utilizando a engenharia social, os criminosos enganam os usuários com campanhas promocionais e descontos. Esse ano já tivemos outros golpes oferecendo R$ 50 no Pix, como no dia dos pais, por exemplo, em que os bandidos se passavam também por um banco com a promessa de resgate do dinheiro.

A resposta do Nubank

Preocupado, o Nubank está alertando sobre o novo golpe através de um comunicado, esclarecendo que a campanha se trata de um golpe. O banco também orientou os clientes para não caírem em mensagens falsas.

“O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que se trata de um golpe”.

O objetivo dos criminosos com essa campanha fraudulenta é roubar os dados de usuários. Após clicar no link da mensagem, os bandidos têm acesso ao celular da vítima, que estará provavelmente atrelado ao e-mail e senhas pessoais.

O banco informa para ter muito cuidado ao clicar em links encaminhados e, se for o caso, entrar em contato através dos canais de atendimento.

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