Número de redações ‘nota mil’ do Enem 2023 foi 300% maior que em 2022

Em 2023, 60 candidatos ‘zeraram’ a prova discursiva, enquanto em 2022 foram apenas 18.

A prova de Redação do Enem, também conhecida como prova discursiva, é uma das etapas mais importantes do exame, fato que leva muitos candidatos a temê-la.

No entanto, a cada nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio fica claro que o temor em torno da Redação está diminuindo, com cada vez mais candidatos tirando a nota máxima na avaliação.

Divulgado nesta terça-feira (16), o balanço oficial do Enem 2023 trouxe um dado interessante: 60 redações alcançaram a nota mil, número que é mais de 330% superior ao de 2022, quando houveram 18 redações “perfeitas”.

Na última edição do Enem, o tema da Redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. De acordo com alguns especialistas, o tema pode ter ajudado muitos candidatos.

Uma grande porta de entrada para o ensino superior

A Redação do Enem tem grande peso na nota final do exame, que serve como forma de ingresso para muitos estudantes que desejam acessar o ensino superior por meio de universidades das redes pública ou privada.

Caso deseje, o candidato pode usar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para buscar vagas em universidades e institutos federais ou estaduais. Por outro lado, pode se valer do Programa Universidade para Todos (Prouni), se quiser uma vaga em uma instituição privada.

No caso do Sisu, existem quantitativos de vagas especialmente destinadas às instituições federais e estaduais. Já no ProUni, o que acontece é a concessão de um pequeno percentual de bolsas de estudo.

Em 2024, o Sisu dará acesso a 264.360 vagas em 127 instituições de educação superior espalhadas por todo país. As inscrições para a seleção devem ser abertas no próximo dia 22 de janeiro.

Paralelamente, as bolsas do Prouni podem ser de 100% ou 50% e tanto a disponibilidade quanto a oferta delas vai depender quase que inteiramente das instituições cedentes.

Por fim, vale ressaltar ainda que o Sisu e o Prouni concedem vagas para mais de 30 universidades no exterior. Elas estão localizadas em Portugal, nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá. Ou seja, ir bem no Enem pode render uma vaga de intercâmbio em um país de primeiro mundo!

Contudo, ambos programas (Sisu e Prouni) possuem regras claras de ingresso, sendo direcionados a estudantes de baixa renda e/ou que comprovadamente não tenham condições de pagar para estudar.

De qualquer forma, o candidato precisa ter tirado boas notas nas provas objetivas e também na Redação do Enem para ter chances, uma vez que a concorrência costuma ser grande.

* Com informações do G1

você pode gostar também

Comentários estão fechados.