O certo é dizer que alguém vai ‘estreiar’ ou ‘estrear’?
Não erre mais ao falar sobre o lançamento de uma obra nos cinemas!
A palavra “estreia” é amplamente utilizada para descrever o momento inicial em que algo ou alguém se apresenta ao público pela primeira vez, usa uma roupa nova ou inaugura um espaço, por exemplo.
O termo é ainda associado a eventos como a primeira exibição de um filme, a primeira apresentação de uma peça de teatro, o lançamento de um livro ou até a primeira participação de um atleta em uma competição.
A origem da palavra “estreia” remonta a termos como o francês “estrée”, que, por sua vez, deriva do latim “strata”, referindo-se a um caminho ou via.
Inicialmente, o termo designava a primeira passagem em um percurso, simbolizando o início de algo novo.
Outras palavras que podem ter originado “estreia” são a latino ‘strēnāre’, que deu origem ao espanhol “estrenar”, que significa justamente fazer algo pela primeira vez.
Frequentemente, as pessoas se confundem na hora de conjugá-la, tanto na forma escrita quanto falada. É comum ouvirmos variações como “estreiar” e “estrear”. Mas qual é a forma correta?
Como se conjuga o verbo relacionado a “estreia”? – Foto: reprodução
Como se escreve, afinal?
A forma correta de indicar que alguém faz algo pela primeira vez é “estrear”. A variante “estreiar” simplesmente não existe na língua portuguesa e é considerada um erro ortográfico.
O verbo “estrear” é um verbo que significa realizar a primeira apresentação de algo, inaugurar ou dar início a uma atividade pública, oriundo do sentido do substantivo estreia.
Se for conjugado no presente do indicativo, o verbo fica assim: eu estreio, tu estreias, ele/ela/você estreia, nós estreamos, vós estreais, eles/elas/vocês estreiam.
Em frases, ele pode ser utilizado de diversas maneiras, como nos exemplos a seguir:
-
“O diretor estreou seu novo filme no festival internacional”
-
“A atriz estreará no papel principal da peça amanhã à noite”
-
“O jovem jogador estreou na equipe principal com uma performance impressionante”
Comentários estão fechados.