O que é alelo?
Os alelos determinam como características combinadas dos progenitores serão expressas pelo fenótipo do indivíduo.
Entender o que é alelo é imprescindível para estudar genética e entender como funciona a transferência de caracteres entre as gerações.
Os alelos são formas de expressão de um mesmo gene, que ocupam a mesma posição no cromossomo, chamada de lócus gênico ou loco.
Alelos são recombinados durante a formação do zigoto. Alelos diferentes podem resultar em expressões fenotípicas diferentes, como a pigmentação dos cabelos, olhos e pele.
No entanto, a maioria dessas variações de alelos, resultam em diferenças mínimas, que nem sempre podem ser observadas.
Cromossomos homólogos
Os cromossomos homólogos são aqueles que possuem genes que determinam uma mesma característica, portanto, ocupam o mesmo loco.
Nos indivíduos diploides, os cromossomos são formados por alelos provenientes dos dois progenitores. Assim, um progenitor pode ter doado o alelo A e o outro o alelo a, ambos para determinação da cor dos olhos. E, apesar de fazerem parte do mesmo loco, podem determinar cores diferentes.
Alelos dominantes e alelos recessivos
Os alelos são sempre representados por letras, as maiúsculas demonstram os alelos dominantes e as minúsculas representam os alelos recessivos.
Quando um alelo é dominante, ele pode ser expresso mesmo em doses simples (Aa). Já os alelos recessivos só são expressos se estiverem aos pares (aa).
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.