O que é autofagia? A autofagia é um tipo de reciclagem celular, que degrada e reabsorve componentes da própria célula que já não têm mais utilidade ou não estão funcionando corretamente durante o metabolismo.
Pelo processo de autofagia, o organismo é capaz de eliminar células tumorais, células saudáveis, organelas desgastadas ou envelhecidas, dentre outras estruturas.
Os componentes que resultam das estruturas eliminadas, como as proteínas, são completamente reaproveitados pelas células.
Esse é um processo com grande importância para manter o equilíbrio no funcionamento, produção e eliminação das células de um organismo.
Para que a autofagia ocorra, a célula engloba uma parte do seu próprio citoplasma que contenha a estrutura a ser degradada, dando origem a um vacúolo autofágico conhecido como autofagossomo.
Esse autofagossomo se une a um lisossomo para que as enzimas digestivas dele degradem o conteúdo do vacúolo.

Veja também:
